Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Projeto de conclusão do trecho gaúcho da Serra da Rocinha está em fase final de aprovação

por João Pedro Minella

Segundo o presidente do Conselho de Turismo de Bom Jesus, Jaziel de Aguiar Pereira, já existem os recursos e as aprovações do Ibama necessárias para a realização do projeto, sendo que as obras devem ter início logo após a aprovação definitiva do projeto.

Foto: Tua Rádio Fátima

A empresa Iguatemi, projetista da BR-285 que liga o Rio Grande do Sul à Santa Catarina, realizou a entrega ao DNIT dos projetos finais de engenharia no que diz respeito às obras no trecho gaúcho da Serra da Rocinha. O documento em questão contém o detalhamento da terraplanagem e já foi encaminhado pelo Departamento à Brasília, sendo assinada ainda na última semana a autorização para a revisão final.

Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o presidente do Conselho de Turismo de Bom Jesus, Jaziel de Aguiar Pereira, comenta que o projeto do Lote Catarinense teve que ser alterado recentemente tendo em vista que não contemplava o detalhamento das contenções para prevenção de desmoronamentos. Para evitar algo semelhante no lado gaúcho, Jaziel comenta que o DNIT foi rígido nas análises.

Segundo o presidente, o projeto está em fase final de análise, tendo ao seu favor a vantagem de que já há equipe mobilizada em São José dos Ausentes, como é o caso do primeiro pontilhão do lote gaúcho, próximo à divisa com SC, próximo à conclusão. Há, ainda, cerca de R$ 30 Milhões empenhados no contrato do trecho do RS, sendo que o fato de que todas as licenças ambientais estão em dia também contribui para o projeto. O Ibama esteve recentemente na BR-285 realizando vistorias e alinhando cuidados ambientais para os caminhos de serviço do próximo pontilhão que deve ter início a qualquer momento.

Ainda em entrevista, Jaziel afirma que esteve em contato com lideranças políticas com o objetivo de solicitar agilidade junto ao DNIT em Brasília para a aprovação e liberação dos recursos para a realização do projeto. O presidente contatou o deputado Alceu Moreira visando pressionar para que haja uma conversa com o ministro e que isso favoreça o início das obras no trecho faltante de 8km.

Ele pede, ainda, uma maior mobilização em toda a região para fazer com que os deputados e senadores intervenham em Brasília ao passo que a conclusão do projeto é de extrema importância para a região, possibilitando uma maior movimentação da economia local.

Na semana que passou, lideranças dos Campos de Cima da Serra estiveram reunidas com o Vice-Presidente da República, Ministério e Gabinetes de Deputados e Senadores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais