Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Feira de Pequenas Frutas ocorre neste fim de semana em Vacaria

por Aldoir Santos

Programação será no Mercado Público a partir desta sexta

Amoa será uma das pequenas frutas que o consumidor encontrará na feira
Foto: Divulgação

Destaque na produção de pequenas frutas no cenário regional, o município de Vacaria promove a 16ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Mercado Público. Nesta mesma edição, acontecerá a 6ª Feira de Frutas Nativas do RS. Será colocada à disposição da população grande variedade de frutas in natura, como amora, mirtilo, morango, physalis, dentre outras, bem como seus derivados, chimias e sucos, culinária típica da região e mostras de artesanato.

O cultivo de pequenas frutas tem sido uma alternativa de renda na agricultura familiar do município, antes dominada pela pecuária de corte e o cultivo de grãos em pequena escala. Hoje, a produção destas frutas (amora, framboesa, mirtilo e morango) passa por um momento de crescimento em toda a região Sul, com destaque aos Campos de Cima da Serra.

“O cenário de comercialização de cada espécie é diferenciado, principalmente o do morango, a mais tradicional e mais consumida entre as pequenas frutas. O mercado para frutas in natura é bastante atrativo, exigindo organização, infraestrutura e logística para chegar ao consumidor, sendo que a maior parte da produção atual é destinada à indústria e congelamento. Na safra 2017/2018, os produtores de amora-preta da região de Vacaria encontraram dificuldades em colocar toda a produção para as indústrias da região, principalmente pela capacidade limitada de armazenagem de fruta congelada”, explica o técnico da Emater/RS-Ascar, Nicolas Brandt.

De acordo com Brandt, o crescimento do cultivo de algumas espécies, como morango, mirtilo e framboesa, apresenta grande potencial de expansão e mercados muito receptivos. Em relação à amora-preta, a tendência é o aumento da oferta para o mercado de fruta fresca.

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Vacaria participa da organização e desenvolvimento dessa importante alternativa econômica para a região dos Campos de Cima da Serra. O apoio é da Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Embrapa e instituições de ensino do município.

Com informações da Emater 
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais