Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Produtores e consumidores enfrentam as consequências da estiagem na Safra de Verão 2021/2022

por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

Os produtores de Vacaria e região continuam a colheita da Safra de Verão 2021/2022 que sofreu fortemente com o impacto da estiagem que atingiu o estado nos últimos meses. A falta de chuvas em todo o Rio Grande do Sul trouxe consequências gravíssimas em termos de produtividade, o que afetou tanto os produtores quanto os consumidores.

Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o presidente da Cooperval, Ângelo Pegoraro, afirmou que os prejuízos podem ser observados nas culturas da soja, milho e trigo. Além da baixa produtividade decorrente da falta de chuvas, também é possível notar uma elevação no valor dos insumos, o que contribui com o prejuízo dos produtores. Segundo o presidente, em algumas áreas a colheita não deve cobrir nem os custos do arrendamento.

Pegoraro explica, ainda, que tanto o produtor quanto o consumidor são prejudicados neste cenário, ao passo que o valor do produto é reduzido conforme o consumo diminui. Segundo ele, os elevados índices de inflação e o cenário de guerra na Europa também contribuem com estes fatores.

Ainda durante a entrevista, Pegoraro ressaltou a importância do controle financeiro em um ano de dificuldades no setor. Segundo ele, é importante um cuidado maior com o planejamento por parte dos produtores na formação de novas lavouras.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais