Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitos da Amucser demonstram preocupação com o aumento de notificações do Ibama para produtores rurais

por Rafael Vargas

Para o instituto as áreas utilizadas por produtores são consideradas bioma mata atlântica

Lideranças da região debateram o assunto em reunião na última semana.
Foto: Tua Rádio Fátima

Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) estão preocupados com o aumento significativo das notificações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para produtores rurais da região que estão utilizando áreas, consideradas pelo instituto, como bioma mata atlântica. Agora a associação busca uma solução para essa situação.

A presidente da Amucser e prefeita de Muitos Capões, Rita Pereira, concedeu entrevista à reportagem da Tua Rádio Fátima. Ela explicou que estas notificações são preocupantes não só para os produtores rurais, mas também para os municípios da região, visto que a agricultura é considerada a principal fonte econômica dos Campos de Cima da Serra. A presidente reforça que o mais preocupante ainda é o embargo das terras, após a aplicação da multa no valor de R$7 mil por hectare.

De acordo com o assessor jurídico da associação, Rubem dos Santos Filho, o embargo das áreas permite apenas a colheita do que já está plantado e proíbe a sua utilização posterior. Sobre as medidas jurídicas que podem ser tomadas, Rubem destacou à Tua Rádio Fátima que até o momento não se chegou em uma pacificação de decisão e que uma das alternativas será a alteração do texto da atual legislação que poderá entrar em debate na Câmara dos Deputados Federais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais