Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

PATRAM de Lagoa Vermelha desenvolve projeto do Patrulheiro Ambiental Mirim em escola de Tapejara

por Rudimar Galvan

Ainda em 2024, escolas de outros municípios vão receber o projeto

O 5⁰ Grupo Ambiental da 2° Companhia Independente de Caxias do Sul, PATRAM de Lagoa Vermelha está realizando a formação de uma turma de Patrulheiros Ambientais Mirins. As atividades estão em andamento no município de Tapejara.

Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, foi realizada mais uma etapa da preparação dos futuros patrulheiros mirins. O soldado Nilmar ministrou a 3ª aula do Programa, onde  na ocasião foram abordados os temas "ÁGUA e AR", e assuntos relacionados.

O Projeto Patrulheiro ambiental Mirim é uma iniciativa do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) no qual Policiais Militares Estaduais constroem conhecimento com as crianças, transformando-os em agentes prevencionistas.

Entre os objetivos desse projeto está a sensibilização do público alvo para adoção de um comportamento preventivo a partir da sua realidade social e do seu habitat, onde pode praticar atitudes que contribuem para o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente.

O projeto é executado em parceria com a rede de ensino público e privado do Estado do Rio Grande do Sul promovendo a sensibilização para os problemas ambientais da comunidade local.

As ações ainda objetivam a inclusão social das crianças e pré-adolescentes envolvidos no programa através de ações culturais educativas e de lazer; o desenvolvimento didático de temas relacionados à educação ambiental não formal de forma interdisciplinar agrupando temas em desenvolvimento; a sensibilização e motivação desses participantes a refletirem sobre as questões ambientais presentes e futuras e, possibilitar a participação voluntária em atividades de proteção do meio ambiente favorecendo aos jovens o desenvolvimento de autoestima e o surgimento de uma melhor qualidade de vida.

Durante a formação são realizadas ações como: palestras em estabelecimentos educacionais, palestras para o público em geral, seminários e debates sobre temas relacionados ao meio ambiente, visitação e passeios programados em locais que atuam com ações voltadas ao meio ambiente, como unidade de tratamento de águe e esgoto e locais onde são destinados os resíduos sólidos de uma cidade, ação comunitária ambiental, exposição de materiais de animais taxidermizados e outras.

Ainda neste ano de 2024 outros municípios da região deverão ser beneficiados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais