Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Polícia Federal deflagra mega operação contra conflitos indígenas na região

por Ricardo Silva

Com foco em Água Santa, ação envolve mais de 300 policiais

Foto: Divulgação/Uirapuru

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 01/07, a Operação Guerra e Paz, para coibir conflito indígena e investigar crimes ocorridos no ano 2021 na Reserva Indígena do Carreteiro, situada no município de Água Santa. A ação tem o apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Susepe e do Corpo de Bombeiros.

Participam da ação, 200 policiais federais, 130 policiais militares, 16 policiais civis, agentes da SUSEPE e integrantes do Corpo de Bombeiros, que cumprem 28 mandados de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão, nos municípios de Água Santa, Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Getúlio Vargas, Erebango e Passo Fundo.

A primeira fase da Operação Guerra e Paz, denominada Operação Carreteiro, foi deflagrada em setembro de 2020 e teve por objetivo efetuar a prisão de 21 indígenas e dar cumprimento à 30 mandados de busca e apreensão, em virtude de intensos conflitos travados entre grupos rivais na disputa pelo poder no interior da reserva indígena. A investigação da primeira fase resultou no indiciamento de 31 indígenas pelos crimes de constituição de milícia privada e de constrangimento ilegal.

No final de 2020, os indígenas que haviam sido presos na primeira fase obtiveram a liberdade e passaram a rearticular forças para tentar retomar o poder na terra indígena. A partir de janeiro de 2021, os conflitos se intensificaram, com inúmeras tentativas de homicídio em confronto entre os grupos rivais, culminando com a morte de um indígena no dia 31 de janeiro, por disparo de arma de fogo.

As prisões e as buscas realizadas com a deflagração da Operação Guerra e Paz têm por objetivo fazer cessar a violência, trazendo tranquilidade e paz para a comunidade indígena e para os moradores do município de Água Santa, bem como coletar informações e provas que auxiliem na identificação dos autores e partícipes dos crimes. São investigados os crimes de homicídio, constituição de milícia privada, lesões corporais, ameaças, vias de fato, incêndio criminoso, dentre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PF

 

Será realizada entrevista coletiva, às 10h30min, hoje (01/07), na sede da Delegacia de Polícia Federal em Passo Fundo, na  Avenida Sete de Setembro, nº 10 - Bairro Centro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais