Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Município adere à campanha "10 Minutos Contra o Aedes"

por Rudimar Galvan

Para mobilizar a população e garantir que não apareça novos focos do Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde está desenvolvendo através dos agentes de combates a endemias, um trabalho de conscientização e orientação acerca do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Trata-se da campanha "10 Minutos Contra o Aedes", criada pelo Governo Federal que consiste na convocação da população para que dedique 10 minutos por dia ao combate do mosquito transmissor.

Felipe M. Batistello, coordenador de Saúde Comunitária e Combate às Endemias em Lagoa Vermelha, destaca que a iniciativa tem base no trabalho dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

No município, as ações são desenvolvidas pela Vigilância Ambiental em Saúde e integram a rotina das equipes que atuam diariamente nos bairros da cidade a fim de conscientizar a população sobre atitudes simples, mas fundamentais, de combate ao mosquito Aedes aegypti.

PREVENÇÃO

Durante o período de seca, a população pode realizar ações de prevenção, basta tirar 10 minutos do dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa, por exemplo. Uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Além disso, é preciso descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno também é importante para evitar pequenas poças de água. Cada pessoa pode ser um vigilante permanente de atenção à saúde, com isso não teremos Dengue, Zika e Chikungunya.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais