Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Câmara de Vereadores realizou ação sobre a campanha Setembro Amarelo

por Rudimar Galvan
Atividade realizada pela Câmara de Vereadores.
Foto: Divulgação

O Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, por iniciativa da presidente, vereadora Márcia do Carmo (PSB), realizou uma ação para contribuir com a campanha Setembro Amarelo de conscientização da prevenção do suicídio. A ação foi realizada no dia 10 de setembro, conhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Durante o dia 10 de setembro, em frente à Câmara, além os balões amarelos que visualmente chamaram a atenção para o tema, também foi distribuído o “pergaminho da vida”, um informativo desenvolvido pelo Legislativo abordando os seguintes tópicos: Por que falar sobre suicídio?; Sinais de alerta; O que fazer diante da uma pessoa com comportamento suicida?; Ouvir mais e falar menos: frases que não devem ser ditas; Onde buscar ajuda.

Confira o conteúdo do informativo “pergaminho da vida” distribuído pelo Legislativo.

SETEMBRO AMARELO – MÊS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

POR QUE FALAR SOBRE?

O suicídio é considerado um fenômeno de grande complexidade, podendo estar relacionado a fatores biológicos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que anualmente cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo. Considerado um problema de saúde pública, o comportamento suicida precisa ser discutido de forma responsável para auxiliar pessoas em sofrimento psíquico a buscar ajuda.

SINAIS DE ALERTA:

  • Uma pessoa com comportamento suicida pode, ou não, expressar sua intenção por meio de falas e atitudes. Afirmações do tipo “não aguento mais”, “eu queria sumir”, “minha vida não vale nada” e “que quero morrer” estão entre as colocações mais comuns
  • Comportamentos inesperados como fazer um testamento, pagar dívidas antecipadamente e se desfazer de objetos pessoais também podem ter ligação com um pensamento suicida
  • A situação oposta também ocorre: a pessoa pode estar prestes a tirar a própria vida e não dar nenhuma dica ou sinal. Em ambos os casos, o papel e a presença da família e dos amigos podem ser decisivos.

O QUE FAZER DIANTE DA UMA PESSOA COM COMPORTAMENTO SUICIDA?

  • Ofereça apoio e uma escuta sincera, sem julgamentos.
  • Incentive a pessoa a procurar ajuda profissional especializada ou serviços de saúde.
  • Se perceber que a pessoa está sob risco imediato, não a deixe sozinha. Procura ajuda em serviços de saúde e entre em contato com alguém de confiança dela, preferencialmente.
  • Se você mora com uma pessoa com comportamento suicida, assegure-se de que ele(a) não fique sozinho(a) por períodos longos e que não tenha acesso a meios para provocar a própria morte.

OUVIR MAIS E FALAR MENOS: FRASES QUE NÃO DEVEM SER DITAS

Se alguém te procurar e der sinais de que pensa em suicídio, além da acolhida e oferecer ajuda, jamais diga frases que podem piorar o sofrimento dessa pessoa: Confira:

– “Sua vida é melhor do que a de muita gente”: Não existe disputa para saber quem sofre mais do que o outro. A sensação de desesperança é individual e intransferível.

– “Pense positivo”: Só a positividade não é capaz de motivar o indivíduo na busca por sobrevivência. Apenas não diga isso.

– “Se você confiar em Deus, você cair na real”: A religiosidade pode ter importância na vida de algumas pessoas, mas isso não é unanimidade. Pense que o sofrimento está além da espiritualidade.

– “Mas por que você está pensando em se matar?”: Essa frase, dita em tom ‘especulativo’, pode estar carregada de julgamento e ser devastadora para quem se sente na obrigação de dar explicações, mesmo sem ter um motivo aparente para pensar em suicídio. No lugar, prefira perguntar: “Você gostaria de falar mais sobre isso?”, em tom acolhedor.

– “Por que você vai se matar por causa dele (a)? Não vale à pena”: Essas duas sentenças, embora pareçam desprezar o que seria o motivo do sofrimento, fazem com que a pessoa tenha o sentimento desvalorizado. 

– “Eu conheço muita gente que pensa em se matar também, mas não faz nada”: Esse é o conhecido mito de que “quem quer se matar, não avisa”. Especialista são unânimes em avaliar que o indivíduo em sofrimento distribui sinais de que pensa em suicídio. Cabe a sociedade aprender a identificar para ajudar.

– “Eu também já pensei em suicídio, mas eu sou uma pessoa forte e consegui superar”: Dizer que você é forte e que, por isso, superou o pensamento suicida não contribui para aliviar o sofrimento alheio.

– “Quem pensa em suicídio tem a mente fraca”: Não existe “mente fraca” ou “mente forte”. Cada indivíduo enfrenta problemas emocionais de maneira peculiar. Não julgue.

ONDE BUSCAR AJUDA:

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS/ Fone: 3358 5347

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

EMERGÊNCIA SAMU 192

PRONTO ATENDIMENTO HOSPITAL

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - CVV

LIGAÇÃO 188 GRATUITA WWW.CVV.ORG.BR

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

*Conteúdo produzido pela Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha com o objetivo de contribuir com a campanha Setembro Amarelo 2019.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais