Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ex-prefeito de Muçum relata reconstrução após tragédia e alerta para risco de novo ciclo de chuvas

Baixar Áudio por Diones Pimentel

O ex-prefeito de Muçum, no Vale do Taquari, Matheus Trojan, concedeu entrevista à Tua Rádio Cacique e fez um relato detalhado sobre os impactos da maior tragédia da história do município e os desafios de reconstruir em meio a um cenário climático cada vez

Foto: Celso Oliveira/ Tua Rádio

O ex-prefeito de Muçum, no Vale do Taquari, Matheus Trojan, concedeu entrevista à Tua Rádio Cacique e fez um relato detalhado sobre os impactos da maior tragédia da história do município e os desafios de reconstruir em meio a um cenário climático cada vez mais severo. A cidade teve cerca de 80% da área urbana diretamente atingida pelas enchentes, centenas de casas destruídas e perdeu 21 vidas em setembro de 2023. Segundo ele, embora o cenário tenha se assemelhado a uma zona de guerra, o que não se recupera são as vidas perdidas, o restante, com esforço, pode ser reconstruído.

A estratégia de reconstrução priorizou a realocação de famílias de áreas de risco para bairros novos, em terrenos mais altos e seguros, com infraestrutura completa: pavimentação, redes de água e esgoto, contenções e até mobiliário nas moradias entregues. A medida já tem resultado: em eventos mais recentes de chuva, foram retiradas apenas 17 famílias, ante mais de cem que precisariam ser removidas anteriormente. A economia, porém, ainda sofre: a maior indústria da cidade, que chegou a ter mais de 500 funcionários, hoje opera com cerca de 150, e muitos empresários encontram dificuldades para acessar crédito e se reerguer. O município também disponibilizou áreas industriais fora de zonas alagáveis para evitar que empresas fechassem e saíssem da cidade.

Matheus alertou para a chegada do chamado "Super El Niño", considerado por especialistas um dos maiores eventos climáticos já registrados. Embora não haja garantia de enchentes, a probabilidade é maior e exige preparação permanente. Ele destacou ainda a solidariedade recebida de toda a região, inclusive de Lagoa Vermelha e Ibiraiaras, com equipes e voluntários que atuaram no resgate, e defendeu a necessidade de desburocratizar o poder público para que recursos e ações cheguem com agilidade em momentos de crise.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais