Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Ginásio de esportes é utilizado para atendimento de casos de Covid-19 em Vacaria

por Everton Meneguzzi

Objetivo é diminuir os atendimentos na UPA 24h que está sobrecarregada

Foram montadas estruturas para funcionamento de dois consultórios e uma sala de triagem
Foto: Maicon Maciel

A Prefeitura de Vacaria abre nesta quinta-feira uma nova estrutura de consultórios médicos para atendimento de pessoas com síndrome gripal e suspeitas de coronavírus. O serviço vai funcionar das 8h às 18h no Ginásio de Esportes Dom Orlando Dotti (antigo São Francisco) que passou por adequações para oferecer os atendimentos.
Foram montadas estruturas para funcionamento de dois consultórios e uma sala de triagem. Serão disponibilizados dois médicos, uma equipe de enfermagem e também uma ambulância de plantão para, quando necessário, transferir os casos mais graves para a UPA ou para o hospital.

O objetivo é tentar diminuir e separar os atendimentos de casos suspeitos que estão sendo todos canalizados na UPA 24h, que está sobrecarregada. O Hospital Nossa Senhora da Oliveira também passa por superlotação, conforme informou a diretora chefe Adelide Canci. Ela disse que a instituição de saúde está com 142 pacientes internados, sendo que desse total 75 são em função da Covid-19.

Já em Caxias do Sul, devido ao aumento da fila de espera por leitos de UTI, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda a suspensão de cirurgias eletivas por 30 dias, a contar desta semana. Conforme a SMS, a recomendação de suspensão destas cirurgias, que não são de urgência ou emergência, é para hospitais que atendem pelo SUS.

A secretaria informa ainda que a fila de espera por leito de UTI SUS, voltou a aumentar nos últimos dias. Na terça-feira, 35 pessoas aguardavam por um leito de UTI pelo SUS. A taxa de ocupação desses leitos está em 100%. A rede privada registra 93%. As solicitações de internações por Covid-19 subiram cerca de 10% desde a metade de maio.

*CP

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais