Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em todas as Unidades de Saúde

por Rudimar Galvan

O Dia D da vacinação será no dia 13 de abril e a aplicação das doses segue até dia 31 de maio

Teve início nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra influenza para grupos prioritários. Nesta primeira semana, a imunização está disponível para pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas – até 45 dias pós-parto. Todas as unidades de saúde aplicam o imunizante. 

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B. O Dia D da vacinação será no dia 13 de abril e a aplicação das doses segue até dia 31 de maio.

Para receber a dose, é necessário que o paciente apresente um documento de identificação (CPF, Caderneta de Vacinação, Comprovante de Condição em Grupo Prioritário).

 

Locais de Vacinação e Contatos

Sala de Vacinas – 3358-9641

ESF Consoladora - 3358-9637

ESF Floresta - 3358-9633

ESF Gaúcha - 3358-9636

ESF Rodrigues - 3358-9634

ESF Suzana - 3358-9631

UBS Centro - 3358-9632

UBS Oliveira - 3358-9635

 

A influenza e a vacina

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. Os casos podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em humanos. Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1)pdm09.

As vacinas usadas na campanha nacional pelo SUS são trivalentes, contando com uma combinação de três tipos (cepas) de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. O esquema vacinal é em dose única, a não ser para as crianças menores de nove anos que nunca fizeram essa vacina, devendo receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como a contra a covid-19.

 

Riscos da falta de imunização

A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade capaz de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais