Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Março Vermelho destaca importância da saúde renal

Baixar Áudio por Ricardo Silva

A especialista Dra. Fabiana Piovesan falou sobre o assunto em entrevista à Tua Rádio

Foto: Canva

No contexto do Março Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a saúde renal, o programa Temática da Tua Rádio Cacique conversou com a médica nefrologista e integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Dra. Fabiana Piovesan.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 10% da população brasileira enfrenta algum tipo de doença renal crônica, resultando em aproximadamente 50.000 óbitos por ano antes mesmo de ter acesso à diálise ou transplante renal. A Dra. Fabiana ressalta que a doença renal muitas vezes é silenciosa, o que torna o diagnóstico um desafio, mas a detecção precoce é fundamental para um tratamento eficaz.

Durante a entrevista, a profissional destacou os sintomas mais comuns da doença renal crônica, como aumento da pressão arterial, inchaço nas pernas e presença de espuma na urina, enfatizando a importância de buscar atendimento médico ao detectar esses sinais. Ela também abordou as principais causas da doença renal, como hipertensão arterial e diabetes, e ressaltou a necessidade de um estilo de vida saudável para proteger os rins.

Além disso, foram discutidos temas como pedras nos rins, complicações associadas à insuficiência renal crônica e os tratamentos disponíveis para retardar a progressão da doença e melhorar a função renal.

Um dos pontos destacados foi a importância da doação de órgãos, especialmente de rins, e como o transplante renal pode oferecer uma melhor qualidade de vida para os pacientes. A Dra. Fabiana explicou o processo de transplante renal, enfatizando a necessidade de compatibilidade entre doador e receptor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais