Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

72 especialistas na área da saúde são certificados em parcerias com o HSVP

por Rudimar Galvan

Hospital foi cenário de prática para Residentes Médicos da UFFS e Multiprofissionais da UPF

Há quase meio século, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo se tornou cenário de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, por meio de estágios curriculares de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional. Agora, a Instituição que é certificada pelo Ministério da Saúde como Hospital de Ensino colabora para a formação de mais 72 especialistas, sendo 48 médicos e 24 multiprofissionais. 

No último fim de semana, a Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, realizaram duas cerimônias que marcam o encerramento de etapas importantes de conhecimento para os concluintes dos Programas de Residência Médica (UFFS/HSVP) e Residência Multiprofissional (UPF, HSVP, PMPF e MS). As formaturas dos novos especialistas foram prestigiadas por autoridades, comunidade acadêmica e científica, familiares e amigos.

O presidente José Miguel Rodrigues da Silva disse que as certificações reforçam o compromisso das instituições de Passo Fundo com a manutenção de programas de ensino que qualificam e transformam as práticas da saúde. “Visamos a formação de profissionais inquietos pela busca de conhecimento e comprometidos com os problemas que afligem a comunidade. Nos sentimos honrados em fazer parte do processo evolutivo de cada um dos novos especialistas que passaram pelo nosso Hospital”.

RESIDÊNCIA MÉDICA 

A solenidade de certificação da 10º turma de concluintes do Programa de Residência Médica da UFFS e HSVP aconteceu na sexta-feira, 23 de fevereiro, e concedeu 48 títulos de especialistas em 18 áreas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia da Mão, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Ecocardiografia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Oncologia Clínica,  Ortopedia e Traumatologia, Neonatologia, Neurologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

O representante da Associação dos Médicos Residentes do Hospital Vicente de Paulo (AMER), Henrique Matheus Sganzerlla, descreveu o caminho do aprimoramento como uma montanha russa de emoções e uma fonte inestimável de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. “Gostaria de agradecer a todos que compartilharam conosco os seus conhecimentos, experiências e sabedoria. Foram longas horas nos plantões, madrugadas dedicadas ao estudo e situações que nos desafiaram além dos limites que pensávamos ter capacidade para suportar. Neste sentido, acredito que os preceptores, supervisores e as instituições do programa, UFFS e HSVP, contribuíram para reforçar o nosso compromisso com o cuidado, a ética e a empatia para com os nossos pacientes”.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 

A parceria entre a Universidade de Passo Fundo e o Hospital São Vicente de Paulo, foi novamente evidenciada durante a formatura da 10º turma de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. O programa desenvolvido em conjunto com a Prefeitura e os Ministérios da Saúde e da Educação certificou, no sábado, 24 especialistas em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer de sete áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social.

Em seu discurso a psicóloga Marina Consoli comparou a jornada vivida pela turma, durante a Residência Multiprofissional, aos processos de transformação pelos quais passam as borboletas. “Elas enfrentam ciclos desafiadores, que podem conter apreensão e inseguranças, até que alcancem a desejada evolução. Além disso, as borboletas não passam ilesas frente aos obstáculos - para sair do casulo é preciso movimento, técnica e resiliência. Conosco não foi diferente, por isso estamos orgulhosos em chegar aonde chegamos, sempre buscando aprender para melhorar os serviços oferecidos, a qualidade do trabalho e a organização do dia a dia de uma rotina que é demandante, porém, absolutamente brilhante”.

*ASCOM - HSVP

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais