Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Procedimento inovador auxilia na remoção de tumores do sistema digestório

por Rudimar Galvan

Técnica de dissecção endoscópica da submucosa foi realizada pela primeira vez no HSVP

Médico coloproctologista Dr. Fabiano Schirmbeck e o endoscopista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Felipe Giacobo Nunes.
Foto: Divulgação/Liliane Ferenci - Comunicação HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, se destaca mais uma vez pela realização de procedimentos inovadores. O mais recente foi a técnica de dissecção endoscópica da submucosa (Endoscopic Submucosal Dissection - ESD), executada pelo médico coloproctologista e integrante do Corpo Clínico do HSVP, Dr. Fabiano Schirmbeck, em parceria com o endoscopista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Felipe Giacobo Nunes. 

O procedimento minimamente invasivo consiste na remoção de tumores do esôfago, estômago e intestino por meio de endoscopia ou colonoscopia. “Nessa técnica, que foi desenvolvida no Japão, utilizamos um pequeno bisturi para realizar a retirada completa da lesão. O procedimento tornou-se padrão para a remoção de certos tipos de tumores, conhecidos como neoplasias precoces, sejam benignas ou malignas”, explica. 

O diferencial da dissecção endoscópica de submucosa, conforme detalha o Dr. Fabiano, é a capacidade de ressecar lesões maiores de uma forma menos invasiva. “Esta nova técnica tem como diferencial, em relação à mucosectomia convencional ou polipectomia, a capacidade de ressecar lesões de maior tamanho em um único fragmento e com menor chance de recidiva”, complementa o médico. 

A técnica, realizada no cólon, ocorreu de forma inédita no HSVP, sendo executada em três pacientes. “Esta nova técnica é um grande avanço na remoção de tumores do sistema digestório. Nossa equipe ficou muito satisfeita com os resultados obtidos nos procedimentos realizados”, concluiu o Dr. Fabiano. 

 

*Informações: Assessoria de Imprensa HSPV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais