Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Enfermeiros municipais recebem formação para atendimento humanizado na coleta do preventivo feminino

por Rudimar Galvan

“Método Fumagalli na rede pública: mais conforto e humanização no atendimento para mulheres"

Com o objetivo de prestar um melhor atendimento às mulheres no momento da coleta do exame preventivo de colo de útero, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu um curso de qualificação aos enfermeiros municipais. Realizado no início do mês, o curso foi ministrado pela enfermeira Letícia Fumagalli, e teve como tema “Método Fumagalli na rede pública: mais conforto e humanização no atendimento para mulheres.”

A criadora do método e ministrante do curso explicou que o objetivo é fidelizar as pacientes da rede pública. “O método Fumagalli foi desenvolvido para que as mulheres sejam atendidas de forma integral, digna e humanística, usando materiais de demonstração para explicar como funciona o exame, além de proporcionar um ambiente mais apropriado”, comentou a enfermeira.

O curso teve duração de 16 horas/aula de teoria e prática, e foi destinado aos dez enfermeiros municipais. Durante o curso, a Letícia Fumagalli contou que foi no exercício da profissão que passou a entender as dificuldades das pacientes. “Ao questionar sobre a data do último preventivo, elas me respondiam haviam feito há uns 5 anos (por exemplo). Ao perguntar o motivo, elas diziam que haviam sofrido, sentido dor e tinham sido tratadas com grosseria ou desprezo no último exame.”

O secretário municipal de Saúde, Eloir Morona, comentou sobre a importância do curso. “Todos sabemos que a prevenção é o melhor caminho, e o exame preventivo feminino é a forma mais eficaz de detectar doenças como câncer de colo uterino e HPV. Esperamos com esta formação, tornar o momento da coleta o menos traumático possível, contribuindo com que as pacientes retornem no período de um ano.”

*ASCOM-PMLV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais