Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Doação de Sangue: próximas viagens ao Hemopasso serão dias 20 e 22 de dezembro

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Já estão agendadas as duas últimas viagens de 2021 que vão levar doadores de sangue de Lagoa Vermelha até o Hemopasso, em Passo Fundo. Serão nos dias 20 e 22 de dezembro, segunda e quarta-feira, pela parte da manhã.

Os grupos vão sair às 6 horas em frente à Secretaria da Saúde e a doação está agendada para às 8 horas. Para quem trabalha, a doação de sangue dá direito e um dia de folga, sem desconto no salário, desde que seja negociado previamente com a empresa.

Quem tiver interesse em se tornar um doador de sangue deve realizar seu cadastro na recepção da Câmara de Vereadores. Para quem já é cadastrado, basta entrar em contato com o Poder Legislativo pelo telefone 3358 2540 e informar à servidora Maria Clarissa Conte sobre a sua disponibilidade.

Para os homens, o intervalo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias, totalizando o máximo 4 doações em 12 meses. Já, para mulheres o prazo mínimo é de 90 entra uma doação e outra, somando 3 doações em um ano. Além disso, é importante estar atendo aos impeditivos temporários e permanentes para doação de sangue. As informações detalhadas estão disponíveis no site da Câmara.

As doações são realizadas periodicamente em viagens sem custo aos doadores. O programa de Doação de Sangue de Lagoa Vermelha é resultado da parceria entre a voluntária Justina Spanholi, a Secretaria Municipal de Saúde, o Lion Clube Melvin Jones e o Poder Legislativo, e é regulamentado pela Lei Municipal nº 7360/2017.

Dia do Doador e Homenagem à Lagoa Vermelha

No último dia 25 de novembro foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Neste dia, a voluntária do programa municipal da doação, Justina Spanholi, a servidora do Poder Legislativo e voluntária do projeto, Maria Clarissa Conte, e o doador Nicanor Telles Correa receberam uma homenagem especial do Hemocentro Regional do Passo Fundo.

O senhor Nicanor recebeu o título de Amigo de Sangue em um Certificado de Gratidão, por ser o lagoense que mais doou sangue na história do Hemopasso, “o maior salvador de vidas de Lagoa Vermelha”, comentou a voluntária Justina. No momento, o senhor Nicanor está em tratamento de saúde e impossibilitado de doar, mas, quanto teve a oportunidade, sempre contribuiu.

As voluntárias Justina e Maria Clarissa receberam o título de agente voluntária de captação de doadores pelo compromisso em promover a conscientização da população quando à importância de doar sangue a salvar vidas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais