ESF Floresta realiza ações do Programa Saúde na Escola
São ações voltadas à prevenção, conscientização e cuidados com a saúde dos alunos
A equipe multiprofissional da ESF Floresta desenvolveu atividades do Programa Saúde na Escola em instituições de ensino do município, promovendo orientações e ações voltadas à prevenção, conscientização e cuidados com a saúde dos alunos.
No dia 27 de abril, as atividades aconteceram na Escola Léa Beatriz de Quadros Dolzan. Durante a programação, foram realizadas orientações sobre prevenção ao tabagismo com a psicóloga Daiane Tochetto Machado, prevenção à dengue com o agente de endemias Patrick dos Santos, além de orientações sobre saúde e vacinação com a equipe de enfermagem. Os alunos também participaram de atividades de higiene bucal com o odontólogo Maurício Baldissera e a auxiliar em saúde bucal Elisiane Pereira, além de pesagem e acompanhamento com a nutricionista Luiza Cunha Machado.
Já no dia 30 de abril, foi a vez da EMEI Éderson Leite receber a equipe da ESF Floresta. Na oportunidade, os estudantes participaram de orientações sobre higiene bucal, prevenção à dengue, cuidados com a higiene pessoal e prevenção ao abuso infantil.
Nas duas escolas, a equipe apresentou um teatro educativo sobre a importância da escovação correta dos dentes e do uso do creme dental. A atividade foi desenvolvida de forma lúdica e divertida, contando com a participação das agentes comunitárias de saúde Keity, Lorinda e Daniele, além da estagiária de enfermagem Vitória.
O Programa Saúde na Escola busca aproximar as áreas da educação e da saúde, promovendo conhecimento, prevenção e hábitos saudáveis desde a infância. A escola é um espaço fundamental para a formação dos alunos, e trabalhar temas relacionados à saúde contribui para a construção de cidadãos mais conscientes e preparados para o cuidado com a própria saúde e bem-estar.
Comentários