Doença de Raynaud preocupa especialistas no inverno, alerta Dr. Tiago Nicolodi
Baixar ÁudioA Doença de Raynaud pode se manifestar isoladamente, sendo considerada primária
Foto: Arquivo Tua Rádio
Com a chegada das temperaturas mais baixas, aumentam os casos de doenças vasculares agravadas pelo frio. Entre elas, a Doença de Raynaud tem chamado atenção dos especialistas. Em entrevista, o médico vascular Dr. Tiago Nicolodi explicou como a condição afeta principalmente as extremidades do corpo, como mãos e pés, e tende a se intensificar no inverno.
Segundo Dr. Nicolodi, o frio provoca um processo natural do organismo chamado vasoconstrição, que é a redução do calibre dos vasos sanguíneos. Em pessoas predispostas, isso pode desencadear os sintomas da Doença de Raynaud, como mudança de cor nas pontas dos dedos, que ficam brancos, depois azulados, e por fim avermelhados, causando dor e até ardência.
O médico destaca que o tratamento é focado principalmente na prevenção das crises, com o uso de luvas, meias e roupas adequadas para manter o corpo aquecido. Em casos mais graves, podem ser utilizados medicamentos como o ácido acetilsalicílico, para melhorar a circulação sanguínea
A Doença de Raynaud pode se manifestar isoladamente, sendo considerada primária, ou pode estar associada a outras doenças, como a esclerodermia, o que exige uma investigação mais profunda. Por isso, o médico reforça a importância de uma avaliação clínica completa.
Além da Raynaud, o especialista lembrou que outras doenças vasculares também se agravam no inverno, como casos de trombose arterial e feridas que demoram a cicatrizar. Dr. Nicolodi alertou que o tempo é um fator determinante no tratamento e que a demora para procurar atendimento pode aumentar a gravidade dos casos.
Comentários