Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Unidades de saúde organizam ações de conscientização para a campanha Novembro Azul

por Rudimar Galvan

Confira o cronograma de ações

Foto: Divulgação

Novembro é o mês dedicado à conscientização da saúde do homem. A data relembra os cuidados necessários para a prevenção de doenças na população masculina, além da atenção para a saúde individual, sexual e reprodutiva. Vale ressaltar que o diagnóstico a partir da realização de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos são formas importantes para a redução da mortalidade e do avanço de qualquer enfermidade.

Durante o mês, as unidades de Atenção Primária, realizam uma programação voltada ao público masculino. O objetivo da programação das unidades é incentivar a promoção da saúde individual e coletiva. Entre as atividades, estão as consultas, exames, testes rápidos, sinais vitais, rodas de conversas, entre outras.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eloir Morona, a porcentagem de homens atendidos nos ESFs é baixa do total de pacientes. As mulheres são a maioria. Para o secretário, é necessário criar a consciência e o hábito entre os homens de também frequentarem as unidades de saúde para orientações, atividades e cuidados preventivos, e não somente após adoecerem.

“O Novembro Azul é muito importante para a conscientização do cuidado à saúde dos homens. É preciso estar atento a novos sintomas, acompanhar condições crônicas e também ter cuidados preventivos. As unidades de Atenção Primária de Lagoa Vermelha estão sempre disponíveis para o aconselhamento, diagnóstico e tratamento das questões de saúde mais prevalentes entre os homens e todos podem contar com nossas equipes”, diz Morona.

Durante o mês, haverá as seguintes atividades:

- 08/11 das 8h às 17h – UBS Centro - Consultas, exames, testes rápidos, sinais vitais e orientações;

-18/11 das 8h ás 12h - UBS Oliveira, UBS Floresta, UBS Gaúcha, UBS Rodrigues, UBS Centro -  Consultas, exames, testes rápidos, sinais vitais e orientações;

- 22/11 das 9h às 16h em local a definir- Ação do Novembro Azul: palestra e atividades de recreação para os grupos de homens;

-22/11 das 8h às 17h na UBS Centro - Consultas, exames, testes rápidos, sinais vitais e orientações;

- 29/11 das 8h às 17h na UBS Centro e das 13h às 17h na UBS Suzana - Consultas, exames, testes rápidos, sinais vitais e orientações.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais