Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Especialistas do Hospital São Vicente de Paulo fazem alerta sobre o Câncer Bucal

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

O diagnóstico precoce do câncer de boca eleva as chances de cura em 95%. Apesar do dado animador, a maioria dos pacientes descobre a doença de uma forma tardia. Isso acontece porque no estágio inicial os sintomas são silenciosos, o que contribui para o aumento da taxa de mortalidade. 

Durante a Semana Nacional de Prevenção à doença, que encerra domingo (7), os cirurgiões-dentistas especialistas em Traumatologia Bucomaxilofacial e tratamento do câncer de boca do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo nos trazem alertas importantes sobre a prevenção e o diagnóstico. 

O tumor maligno bucal, mais comuns em homens acima de 40 anos, atinge a estrutura bucal se manifestando por meio de manchas brancas ou vermelhas, feridas, crostas que descascam, descamações, ínguas e dor sem causa aparente no lábio, língua, assoalho bucal, gengiva, palato e bochechas. 

O Dr. Alexandre Basualdo, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HSVP, explica que um dentista deve ser consultado quando os sintomas permanecem por mais de 15 dias. Nestes casos, recomenda-se uma biópsia. "Como em qualquer neoplasia, doenças malignas ou pré-malignas, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento, mas sobretudo para o prognóstico e sobrevida do paciente".

O cirurgião ortognático da equipe do Hospital, Dr. Roque Rohden, cita como possíveis causas do câncer de boca: o tabagismo; o uso crônico do álcool; a exposição exagerada ao sol, radiação, solventes orgânicos como formol e agrotóxicos; além do HPV. "A prevenção passa por evitar esses fatores de risco, adotar hábitos saudáveis e frequentar o dentista regularmente". 

No entanto, quando há a confirmação do diagnóstico, é necessário o acompanhamento de um Cirurgião Oncológico de Cabeça e Pescoço, que fará a definição quanto ao tratamento, se será cirúrgico, com quimioterapia e radioterapia. Por isso, a Campanha do Sistema de Conselhos de Odontologia de prevenção ao câncer de boca ressalta a necessidade da preocupação com a saúde como um todo, afinal, a doença é grave e pode levar a óbito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais