ESF Gaúcha inicia grupo terapêutico com foco em ansiedade
Cuidar da saúde também significa olhar com carinho para aquilo que sentimos
Cuidar da saúde também significa olhar com carinho para aquilo que sentimos. Pensando nisso, a ESF Gaúcha iniciou, nesta quarta-feira, o Grupo Terapêutico com foco em ansiedade, um espaço de acolhimento, escuta e troca de experiências.
Coordenado pela psicóloga Daiane Tochetto e pelo enfermeiro Soel B. Mignoni, o grupo terá encontros quinzenais e é destinado a pacientes que passaram previamente por triagem e foram considerados aptos para participar.
A ansiedade faz parte da vida e pode surgir diante de preocupações, mudanças ou situações difíceis. Porém, quando se torna intensa ou frequente, pode interferir no sono, no trabalho, nos relacionamentos e nas atividades do dia a dia. Preocupação excessiva, medo, irritabilidade, dificuldade de concentração e sintomas físicos também podem estar presentes.
Por meio dos encontros, os participantes terão um espaço seguro para falar, ouvir, compartilhar experiências e aprender novas formas de lidar com a ansiedade.
A iniciativa fortalece o cuidado em saúde mental na Atenção Primária e reforça uma mensagem importante: pedir ajuda também é uma forma de cuidar de si. Ninguém precisa enfrentar seus sentimentos sozinho.
Comentários