Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Bonotto projeta reformulação administrativa com criação de novos setores e mudanças nas atribuições das pastas

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Em entrevista à Tua Rádio, Bonotto listou quais departamentos serão criados, as incumbências de cada secretaria e as principais obras a serem realizadas nos próximos quatro anos

A estrutura administrativa da Prefeitura de Lagoa Vermelha passará por uma reestruturação para o segundo mandato de Gustavo Bonotto (PP). A primeira delas terá início em de janeiro de 2021, e diz respeito ao Departamento de Regularização Fundiária, criado em 2018, que será desvinculado das secretárias, passando a ter autonomia.

Nos primeiros meses do ano que vem, também será estabelecida a Central de Compras da Prefeitura municipal. A ideia foi inspirada em experiências de outros municípios. O departamento, que vai centralizar as comparas e licitações, deve tornar mais organizadas as aquisições, promover economia, qualificar as compras e estimular comerciantes locais.

As emissões de licenças e alvarás também serão foco, há a ideia de implantar o Alvará Único. Os pedidos e entregas das licenças ficarão todas centralizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reduzindo a participação do setor de Meio Ambiente, setor Técnico de Análises de Projeto e Vigilância Sanitária. Esse assunto será discutido com a Câmara de Vereadores.

A redistribuição de serviços, máquinas e funcionários da Secretaria de Obras também estão na mira da administração para 2021. Para os próximos anos, a ideia é passar a incumbência dos serviços no interior, exclusivamente, para a Secretaria de Agricultura. A pasta das Obras será responsável apenas pelos serviços urbanos, em função disso o manejo de mão de obra e equipamentos será necessário. O prefeito pretende pavimentar todas as ruas que ainda não possuem calçamento. Ele admitiu que será difícil concluir tudo em quatro anos. Do total de 15 km, aproximadamente 10 km devem ser pavimentados até 2024.

Execuções de projetos

Bonotto também falou sobre as obras que pretende executar no segundo mandato, como o Postão de Saúde, que ficará ao lado colégio Polivalente; três novas creches, nos bairros Operário, Medianeira e Boa Vista, e a execuções das pavimentações em diversos bairros.

Secretários e cargos

Devido as mudanças previstas na reformulação administrativa, Gustavo confirma apenas a permeância de alguns secretários, como Rodrigo Tochetto da Fazenda, Eloir Morona da Saúde e Aline Fasoli, da Educação. Mudanças poderão ocorrer nas secretarias de Administração e Planejamento, além daquelas assumidas interinamente, como a do Desenvolvimento Econômico, Ação Social e Habitação, Obras e Agricultura.

O vice-prefeito eleito, Eder Piardi será secretário Geral de Governo, e irá coordenar a direção dos trabalhos e fiscalização dos serviços. A Secretaria Geral lagoense, como ocorre em Pelotas e Passo Fundo, instituirá uma espécie de contrato como os chefes das pastas. Acordando, por escrito, os valores e princípios que deverão ser observados, como a prevalência do atendimento irrestrito e padronizado, sem discriminações; conduta e postura pessoal no exercício da função e acompanhamento de resultados. 

Gustavo disse que em 2021 não haverá redução de cargos. De acordo com ele, neste ano, o corte já foi realizado e a extinção de novos cargos traria prejuízos no desempenho e qualidade dos serviços. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais