Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Durigon propõe requisição administrativa de bens e serviços de hotéis, visando maior disponibilidade de leitos no Hospital

por Rudimar Galvan
Vereador Vicente Durigon.
Foto: Divulgação

Nesta semana, o Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha divulgou nota informando a lotação dos leitos da instituição de saúde, em decorrência das internações causadas pelo Coronavírus.

Além dos lagoenses, a demanda do Hospital também atende a internações de pacientes dos municípios da região, como Caseiros, Capão Bonito do Sul e Ibiraiaras.

Com a situação dos leitos lotados, nesta quinta-feira, dia 16/07, o vereador Vicente Durigon, do PDT, protocolou uma indicação para que o Executivo Municipal realize uma requisição administrativa, de bens e serviços de hotéis estabelecidos em Lagoa Vermelha, em número suficiente para ser utilizado como suporte das internações hospitalares de menor gravidade.

A Constituição Federal possibilita ao Poder Público a Requisição Administrativa, um ato unilateral e auto-executório, que consiste na utilização de bens ou de serviços particulares pela Administração, para atender necessidades coletivas em tempo de guerra ou em caso de perigo público iminente, mediante pagamento de indenização a posterior.

Segundo Durigon, a iniciativa poderá permitir a destinação de um maior número de leitos do Hospital São Paulo para as internações decorrentes de doenças graves, urgências/emergências e portadores do Covid-19, que necessitem de internação e cuidados especiais.

‘’A estrutura da rede hoteleira privada poderá ser destinada para o abrigo e cuidados de pacientes que necessitem de internação por decorrência de outras doenças ou fatores que não sejam consideradas graves, evitando o colapso na saúde de Lagoa Vermelha’’, destacou o parlamentar.

Ainda conforme a indicação protocolada, o quadro de pessoal para atuar junto aos hotéis, deve ser resultante de remanejo de profissionais da área da saúde concursados do município. Sendo necessário, o Executivo também poderá proceder na contratação emergencial, mediante processo seletivo simplificado, credenciamento, ou mediante a própria requisição de profissionais da área da saúde.

Em Lagoa Vermelha, o inverno é rigoroso, e por isso, a utilização de hospitais de campanha, que possuem estruturas bastante limitadas, não se mostra como medida adequada.

A indicação de Durigon estará em tramitação na próxima Sessão Legislativa, na segunda-feira, dia 20/07.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais