Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Municípios farão Força-Tarefa para consertar pontos críticos da BR 470

por Rudimar Galvan

Prefeitos de Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul e André da Rocha firmam acordo durante encontro com comissão de vereadores lagoenses

Participantes da reunião.
Foto: Taiz Reginini

Uma comissão do Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, composta pelos vereadores Rosalino Vieira, Nestor Barreto e Valdir de Biasi Pomatti reuniu em audiência realizada na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara de Vereadores, os prefeitos de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli; de Capão Bonito do Sul, Danilo Barreto da Costa e de André da Rocha, Idair Bedin. Na pauta do encontro, meios de amenizar através de uma força-tarefa dos municípios, a precariedade da BR 470, no trecho de aproximadamente 43 km de estrada de terra e muitos buracos, que ligam o distrito Barretos, de Capão Bonito do Sul a André da Rocha.

Esteve presente no encontro, o engenheiro Daniel Bencke, analista de infraestrutura de sistema do DNIT, da unidade Vacaria. Na ocasião, disse que o órgão tem pleno conhecimento da gravidade da estrada. “O DNIT está ciente, porém, com a recente federalização, a estrada ainda encontra-se em processo de licitação para um contrato de manutenção para esse trecho. Porém, isso pode levar um bom tempo ainda. Diante disso, as prefeituras se disponibilizaram a fazer uma força-tarefa para que se atendam pelo menos os pontos mais críticos e que estão insustentáveis para a passagem de veículos leves e caminhões. Isso será importante até que se defina a empresa que será contratada para executar o serviço” enfatiza.

Para o prefeito Danilo Barreto da Costa, a iniciativa dos municípios se dá em um caso de emergência, considerando a precariedade da estrada e a preocupação com a segurança dos usuários. “Agente entende que essa situação não pode continuar da maneira como está. Então a decisão foi de uma ação conjunta dos três municípios, cada um dando a sua parcela possível de contribuição, para que tenhamos uma solução a curto prazo para que voltem as condições de trafegabilidade de Barretos a André da Rocha”.

Já o prefeito Idair Bedin, fez questão de ressaltar a importância da ação. “Está de parabéns a Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, por esta bela iniciativa de reunir os três prefeitos que fazem parte do território da BR 470 para que juntos encontrassem alguma solução para resolver esses sérios problemas”.

O presidente da Comissão, vereador Rosalino Vieira considerou a reunião exitosa. “Mais uma vez se comprovou que quando as pessoas imbuídas de boa vontade, conseguem a solução dos problemas. Ela não é uma solução final, mas uma medida paliativa, diante daquilo que foi conseguido com desprendimento dos prefeitos Cerioli, Barreto e Bedin. Como gestores públicos que são, com responsabilidade dos três prefeitos, acordamos em fazer um regime partilhado para solucionar o problema da BR 470” destaca.

O prefeito Getulio Cerioli enfatiza que a ação compartilhada contemplará toda a extensão da estrada, de Barretos a André da Rocha. “Por ser uma estrada federal, não podemos dizer que determinado trecho compreende respectivamente a tal município. Estamos todos juntos nessa ação de emergência para recuperar a trafegabilidade de uma estrada que apresenta o pior momento nos seus últimos 30 anos” argumenta.

A frente de trabalho para socorrer pelo menos 10 pontos críticos terá uma infraestrutura de máquinas e materiais compartilhados entre os três municípios. Serão necessários uma draga, cinco caminhões, duas patrolas, um rolo compressor e uma retroescavadeira. O agropecuarista Rui Barreto, será o responsável por conseguir o patrocínio para a aquisição de toda a brita necessária. A Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, participará com R$ 30 mil. O valor é proveniente da devolução antecipada ao município, de parte da verba orçamentária do ano vigente. A autorização foi confirmada durante a reunião por telefone, pelo presidente do Legislativo, Ricardo da Rosa ao presidente da comissão, Rosalino Vieira. Um representante do DNIT e o secretário de Obras de Lagoa Vermelha, Francisco Belmírio, serão os responsáveis pela supervisão do trabalho, que deve ter início nos próximos dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais