Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Fundação Araucária não participa de Sessão para prestar contas ao Legislativo e causa indignação entre os vereadores

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (12), o presidente do Poder Legislativo, vereador Luiz Carlos Kramer, informou que, no dia 7 de julho, a Mesa Diretora convidou, oficialmente, o presidente da Fundação Araucária, Sr. Ademir Perinetto, para participar da Sessão e prestar contas sobre a gestão do Hospital São Paulo e sobre a utilização dos recursos repassados pelo Município, que somam R$ 460 mil mensais.

Em resposta ao Poder Legislativo, a Fundação Araucária agradeceu o convite e disse não poder participar da Sessão. Em ofício respondeu: “não será possível se fazer presente na Sessão, uma vez que, por determinação do Conselho e previsão estatutária, a entidade não pode envolver-se em questões de cunho político-partidário. Ressaltamos que todos os efeitos recorrentes da atuação do Hospital São Paulo vêm sendo veiculados nas redes sociais da instituição e na mídia local”.

A ausência do representante da Fundação Araucária e a sua respectiva justificativa causaram a indignação entre os vereadores. O presidente do Poder Legislativo, de imediato, se manifestou sobre a resposta da Fundação Araucária. “Esta Casa lastima a ausência do sr. Presidente para prestar contas a todos os senhores vereadores. Não se trata de cunho político-partidário, aqui é a Casa do Povo, nós estamos aqui representando o povo, não é partido. Então, eu acho que o Sr. Perinetto pisou na bola, teve a oportunidade de se defender e não fez”, posicionou o parlamentar.

No período das explicações pessoais, os vereadores também se manifestaram a respeito da ausência. O vereador Valdir Pomatti (PTB) ressaltou que a população lagoense merece uma prestação de contas e acrescentou “nós estamos sempre procurando aprovar créditos e buscando emendas para o Hospital, e chega uma hora importante como esta, que ele deveria vir aqui nos dar uma explicação, e o cara se nega dizendo que tem cunho político”.

O vereador suplente Sérgio Viera (PP) também se manifestou sobre o assunto. “Fico indignado com a resposta deste cidadão. Ele faltou com o respeito aos Poderes. Tem o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, e aqui, esta Casa, é um destes Poderes. E ele faltou com o respeito. Isso aí é caso de Justiça”, contestou.

Já, o vereador Gabriel Vieira (PP) pediu que o representante da Fundação Araucária revisse seu posicionamento. “Repense tua atitude e veja uma melhor alternativa. Venha nesta Casa, o povo quer saber. Dê tua explicação. Nós queremos apenas que o Sr. venha aqui a esta Casa explicar como é o funcionamento”, solicitou o líder o Governo.

Contra-argumentando a justificativa de ausência, o vereador Ranyeri Bozza (PDT) lembrou que a política é inerente às ações da sociedade e lembrou que, muitas vezes, a Fundação Araucária recorreu à Câmara para sobrevivência do Hospital. “É justo ele nos procurar, bancada a bancada, pedindo que a gente consiga emendas parlamentes para manutenção do Hospital? Isso é política. É justo que a Fundação Araucária peça ao Município para aumentar o valor de repasse e use como interlocutores a Câmara de vereadores? É política”.

O vereador Vardão (DEM) lembrou, também, que além do repasse dos R$ 460 mil mensais do Executivo de Lagoa Vermelha, a Fundação Araucária recebe valore de outros municípios. “Isso que não contamos Caseiros, Capão Bonito do Sul, Ibiraiaras, Muliterno, esses municípios que também contribuem. Eu não cheguei a fazer o levantamento, mas com certeza é bastante”, argumentou Vardão.

O vereador suplente Tejo (PDT) sugeriu ao presidente do Legislativo a instauração de uma Comissão Legislativo de Inquérito (CLI). “Vereador Kramer, só tem uma saída, CLI para nós vermos direitinho o que tem nesse Hospital”. Ainda, o vereador Maninho (DEM) pediu que o tema continue em debate na Câmara, “essa pauta nós temos que levar para a frente. Quando é preciso nós estamos aqui. Uma falta de respeito com todos nós, e com a população”.

O presidente do Legislativo se comprometeu em dar andamento ao assunto. “Isso aqui é uma Casa Legislativa e que merece respeito. Enquanto eu for presidente eu vou exigir. Eu vou consultar meu Jurídico para que eu posso tomar alguma providência a respeito disso”, argumentou o vereador Luiz Carlos Kramer.

Informações: Câmara de Vereadores

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais