Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Santini solicita execução de obras na BR-470 e confirma realização de novo CREMA

por Rudimar Galvan

Assunto foi pauta nesta semana em Porto Alegre

Reunião em Barão tratou da BR-470
Foto: Giovani Spielmann

Em reunião com técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no município de Barão, nesta quarta-feira (4), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) confirmou obras para a BR-470 e cobrou agilidade nas melhorias a serem providenciadas na estrada. A reunião, realizada na presença do prefeito de Barão, Jefferson Schuster Born, contou com participação do diretor da empresa Construtora CCL, Paulo Henrique, o engenheiro do DNIT, Adalberto Jurach, e o diretor da CICS Serra, Ademar Petry.

O parlamentar recebeu a confirmação que será instalado um novo Contrato de Restauração e Manutenção (CREMA) para a BR-470. Trata-se do trecho entre Lagoa Vermelha e Barracão, inaugurado em 2012, que necessita da manutenção adequada para trafegabilidade e segurança dos usuários. A empresa Pavia foi a vencedora da licitação, no valor de R$ 24 milhões, por cinco anos de contrato.

Para o viaduto de Barracão, que servirá como travessia da população, sem utilizar o leito da rodovia, segundo informado pelo engenheiro do DNIT, um novo projeto está sendo elaborado, possibilitando a construção da estrutura sem que a BR-470 seja interrompida, por conta das obras. Este investimento do Ministério dos Transportes segue tramitação final e, em alguns dias, deverá acontecer assinatura da ordem de início.

As melhorias nos acessos à cidade de Barão também estiveram na pauta. Os responsáveis pelo DNIT e pela empreiteira garantiram que serão providenciados os trabalhos nos próximos dias.

Foi anunciada ainda a realização de nova licitação para a recuperar a parte pavimentada entre Nova Prata e a Vila Turvo, em André da Rocha, e o trecho de chão-batido até a localidade de Barretos, ligando à BR-285. O processo licitatório anterior havia sido cancelado e nova concorrência deverá ser aberta na próxima semana.

Entre Nova Prata e a ERS-431, em Bento Gonçalves, existe um CREMA em vigor por responsabilidade do governo do Estado para a BR-470. A execução das obras de recuperação dependem de iniciativa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Santini afirmou que recentemente, na presença do presidente da CICS Serra, Edson Vnícius Morello, cobrou do secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que o projeto seja executado.

De Bento Gonçalves até Triunfo, passando pelo Vale do Caí, a estrada necessita de muitas melhorias de conservação. Diante da instalação de uma usina de produção de material asfáltico, com capacidade para 120 toneladas por dia, conforme anunciado pelo diretor da CCL, dentro de 15 dias deverá iniciar os trabalhos de recapeamento da pista.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa avaliou a reunião. "Estamos acompanhando diariamente todos os processos que envolvem a BR-470. No entanto, a burocracia geralmente é um entrave para a efetiva execução dos projetos. Mesmo assim, com muita persistência, estamos conseguindo avanços importantes", lamentou.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais