Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Veterinário aborda cuidados especiais com os pets durante o verão

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Bichinhos dão sinais de que estão sofrendo com o calor

Foto: Canva

Com as temperaturas elevadas registradas em Lagoa Vermelha, atingindo os 35°C, na segunda-feira, 18/12, a atenção aos cuidados com os animais de estimação torna-se ainda mais crucial. Enquanto os humanos têm diversas formas de se adaptar ao calor, os pets dependem das escolhas de seus tutores para enfrentar o clima quente.

O médico veterinário e proprietário da Cusco Pet Shop, Rosandré Stédile, popularmente conhecido como Zeco, destacou em entrevista que os pets, especialmente cães e gatos, sofrem mais para manter sua temperatura corporal devido ao sistema de termorregulação menos eficiente. Enquanto os humanos dissipam calor através do suor, os animais contam com um número menor de glândulas sudoríparas, tornando-os mais propensos ao desconforto térmico.
Os sintomas de desconforto térmico nos pets incluem menor atividade, aumento na ingestão de água, busca por superfícies frias e diminuição do apetite. Zeco ressaltou a importância da atenção dos tutores a tais sinais.
Quanto aos cuidados, Zeco aconselhou a disponibilidade de água fresca em abundância, a troca diária da água nos recipientes e a distribuição de mais de um bebedouro pela casa. Ele enfatizou que os gatos muitas vezes preferem água corrente, sugerindo fontes elétricas de água como uma opção.
Além disso, Zeco recomendou alimentação úmida, principalmente no verão, para garantir a hidratação adequada. Tutores devem evitar passeios nos horários mais quentes, optando por manhãs e tardes, e sempre verificar a temperatura do solo antes de passear com os pets. A tosa higiênica foi discutida como uma ferramenta para melhorar a sensação térmica, mas Zeco alertou sobre a importância de não expor os animais diretamente ao sol, evitando queimaduras. Ouça a entrevista e saiba mais. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais