Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto Charão colabora na cartilha “Papagaios do Brasil”

por Rudimar Galvan

Publicação do Ministério do Meio Ambiente é destinada para educação ambiental e tem o objetivo de incentivar a proteção da ave

Projeto é desenvolvido pela Universidade d Passo Fundo.
Foto: Divulgação/ Reprodução

Durante 2016, até meados de 2017, o Projeto Charão - que é desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) – atuou fortemente em atividades do Ano do Papagaio. O projeto, que conta com o envolvimento de alunos de pesquisa e extensão da UPF e é coordenado pelos professores Jaime Martinez e Nêmora Prestes, dentre as ações do “Ano do Papagaio”, auxiliou na publicação da cartilha “Papagaios do Brasil”, destinada para educação ambiental em todo território brasileiro.

A cartilha foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) na última sexta-feira, dia 10 de março. O material tem o objetivo de incentivar a proteção da ave – que possui espécies ameaçadas de extinção – e também de coibir o comércio ilegal no Brasil. A celebração do Ano do Papagaio se encerra em 2017. A iniciativa é coordenada pela Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários (SZB), com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de projetos de conservação, entre eles o Projeto Charão da UPF.

Cartilha

A cartilha terá versões impressa e digital e será divulgada também pela SZB em seu Congresso, que ocorre em Pomerode (SC). Com linguagem acessível a todas as faixas-etárias, a publicação procura conscientizar a população para a preservação das aves e reforça os aspectos de educação ambiental. O conteúdo é apresentado por Glauci, mascote da campanha do Ano do Papagaio.

O documento chama atenção da sociedade para as principais ameaças às espécies, entre elas, o comércio ilegal, o desmatamento e a alteração dos ambientes em que vivem os papagaios. O material traz, ainda, curiosidades como o primeiro nome dado ao Brasil, à época do Descobrimento (1500), quando o país era chamado de Terra dos Papagaios, em razão da grande quantidade de animais dessa espécie e de outras aves da mesma família, como as araras.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais