Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cooperativa Coasa promove Seminário das Culturas de Inverno em cenário favorável para o plantio dos cereais

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi

Evento acontece no dia 05 de maio em Água Santa

Thaian, Renata e Adroaldo
Foto: Rudimar Galvan/Tua Rádio

No ano passado, o Rio Grande do Sul colheu a sua maior safra de inverno desde 2015, com aumento superior a 55% na produção. Houve acréscimo na área cultivada e na produtividade das lavouras de trigo, aveia branca, cevada e canola - culturas mais tradicionais do período. A safra de inverno de 2021 foi recorde também na região de atuação da Coasa. A cooperativa recebeu mais de 1 milhão e 350 mil sacas de grãos, mais do que o dobro do recebido em 2020. 

Desta forma, a Coasa promove o Seminário das Culturas de Inverno. A programação será desenvolvida no dia 05 de maio, quinta-feira, a partir das 9h, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Água Santa.

Entre os palestrantes já confirmados está Fabiano Paganella da Plantec de Vacaria, empresa gaúcha especializada em agricultura de precisão, que vai trabalhar temáticas em torno do manejo do solo para as altas produtividades e rentabilidades. Também estará presente Arno Costa Beber, presidente da Apassul - Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul, que vai falar da sua experiência de mais de 20 anos como sementeiro. 

O seminário acontece em um cenário de expectativas positivas para a safra de inverno de 2022. Notícias já divulgadas pela Embrapa Trigo de Passo Fundo apontam para um cenário favorável no que diz respeito ao clima. O Fenômeno La Niña deve seguir ativo até o final do outono, com a tendência de diminuição nos índices de chuva a partir do final de abril. Já o inverno deverá ter uma série de frentes frias, com chuva e frio dentro da média da região. Os prognósticos favorecem os plantios de trigo, aveia, cevada, triticale e canola.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, a gerente da filial de Lagoa Vermelha, Renata Crestani, juntamente com os representantes do departamento técnico da Coasa, Adroaldo Gabana e Thaian Melo, estiveram falando da programação do evento. Ouça a entrevista.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais