Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Intercambista italiano visita Lagoa Vermelha durante breve estadia

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Alessandro Tallon, de 17 anos, falou sobre as semelhanças físicas e traços faciais da "cara italiana" presentes em boa parcela do povo gaúcho

Foto: Junior Cirino

Durante uma breve estadia em Lagoa Vermelha, o jovem italiano Alessandro Talon, de 17 anos, teve a oportunidade de conhecer a cidade e se relacionar com a cultura brasileira e gaúcha em meio ao seu intercâmbio no Rio Grande do Sul. Em Lagoa Vermelha, Alessandro ficou hospedado na casa de Luiz Fernando Guimarães, oficial de Justiça Federal e representante da AFS, organização internacional de intercâmbio. Ouça a entrevista completa com Alessandro e Luiz Fernando. 

Alessandro, que tem uma boa compreensão da língua portuguesa, ficou por poucos dias em Lagoa Vermelha, mas pode conhecer uma parte do Brasil a qual ele nem sonhava. Segundo ele, a imagem difundida na Itália não é nada parecida com a que ele encontrou aqui no sul. Tallon está residindo temporáriamente em Ipê (RS) ficará mais quatro meses no país, até meados de junho. Em Lagoa Vermelha, o jovem teve apenas um "minintercâmbio" de menos de uma semana. 

A influência cultural europeia, principalmente italiana, das cidades gaúchas em que Talon visitou lhe chamaram a atenção. O jovem também citou as semelhanças físicas e traços faciais da "cara italiana" presentes em boa parcela do povo gaúcho. "Algumas comidas também são muito parecidas, como por exemplo a polenta, a sopa de agnoline". Questionado se na Europa há o conhecimento do grande fluxo migratório que trouxe milhares de italianos de 1875 até meados de 1914, Talon falou que a maioria da população não tem consciência que italianos vieram buscar oportunidades no Brasil.  

Luiz Fernando, representante da AFS, explicou a história da organização que promove intercâmbios culturais para criar um mundo com mais justiça e paz, através da diversidade cultural e do entendimento mútuo entre povos de diferentes nacionalidades. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais