Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

IBGE decide adiar realização do Censo para 2021 por causa do coronavírus

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou na terça-feira (17) que vai adiar para 2021 a realização do Censo Demográfico que iria ocorrer neste ano. A decisão segue uma orientação do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com isso, o processo seletivo que já estava aberto para a contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Os candidatos que já fizeram a inscrição serão reembolsados.

O IBGE firmou o compromisso com o Ministério da Saúde de realocar o orçamento do Censo 2020 para as ações de enfrentamento ao coronavírus. Como contrapartida, em 2021 o Ministério da Saúde vai disponibilizar o mesmo orçamento para o IBGE para assegurar o Censo.

Segundo uma nota do Instituto, o Censo 2021 está previsto para ocorrer entre 1º de agosto de 31 de outubro de 2021.

Além do Censo, o IBGE suspendeu a coleta domiciliar presencial da PNAD Contínua, pesquisa que divulga o índice de desemprego no país. O órgão federal, ainda segundo nota, estuda alternativas para a realização da pesquisa de um modo que não seja necessário visitas aos domicílios.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais