Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Assembleia aprova congelamento de salários por um ano para servidores estaduais

por Rudimar Galvan

ABAMF e CEPRS Sindicato estiveram mobilizados contra ações do Governo

A Abamf - Regional de Lagoa Vermelha esteve presente nas manifestações desta terça-feira, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, devido a votação da LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado, que barra futuros reajustes salariais do funcionalismo estadual.

Representaram Lagoa Vermelha o Conselheiro Estadual Antonio Cláudio Frederes e os associados Aires Alberto Pessato e Zigomar Halwackes. Os militares foram em caravana com membros do CPERS de Lagoa Vermelha.

Em uma sessão conturbada, a Assembleia Legislativa aprovou, às 22h32min desta terça-feira, por 31 votos a 19, o projeto de lei que define as diretrizes para a elaboração do orçamento do Estado para 2016. O foco do projeto aprovado com 31 votos favoráveis e 19 contrários é o equilíbrio das contas públicas, com a redução do déficit estimado em R$ 6 bilhões para o próximo ano.

O resultado já estava delineado quando todas as emendas sugeridas pela oposição, em benefício dos servidores públicos, foram rejeitadas no plenário. Aos gritos, manifestantes chamaram os deputados de “covardes” e “ladrões”

Para desgosto do funcionalismo, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentada pelo governo José Ivo Sartori determina que os gastos com pessoal no próximo ano não poderão crescer mais de 3% em relação a 2015. Na prática, isso se traduz em arrocho salarial, já que o percentual cobre apenas o crescimento vegetativo da folha. A justificativa do Palácio Piratini para o congelamento está na crise das finanças estaduais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais