Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Plano Municipal de Saneamento Básico é debatido na Câmara

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação/ Natalia Biazus/ Comunicação CMLV

Foi realizado na noite de terça-feira (09) a Audiência Pública para discutir e apresentar publicamente o Projeto de Lei 93/2021, de autoria do Poder Executivo, que está em tramitação no Legislativo Municipal e trata do Plano Municipal de Saneamento Básico de Lagoa Vermelha.

A Audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, dada a importância do tema. Da Comissão, estiverem presentes os vereadores Gabriel Vieira (PP), Ilson Papeleiro (MDB), Ranyeri Bozza (PDT) e Valdir Pomatti (PTB). Também acompanharam presencialmente o presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Kramer, e os vereadores Josmar Veloso (PP), Maninho (DEM) e Sergio Viera (PP).

O encontro aconteceu no Plenário do Poder Legislativo e, além do formato presencial, também foi transmitido ao vivo através da página da Câmara no Facebook.

Em um primeiro momento, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, ocupou a tribuna e falou sobre a elaboração do Plano Municipal e respondeu aos questionamentos dos vereadores presentes.

Após, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua), Arilson Wünsch, falou sobre as questões que envolvem tanto o Marco Regulatório do Saneamento, quanto a possibilidade de privatização da Corsan.

Arilson Wünsch apresentou seu posicionamento contrário a privatização Companhia, porém destacou que seu objetivo não é convencer sobre um determinado ponto de vista, mas apresentar informações sobre a realidade a partir de quem vivencia o dia a dia da empresa. Servidores da Corsan de Lagoa Vermelha também estiverem presentes na Audiência Pública.

O presidente do Sindiágua comentou, ainda, que a continuidade dos Fundos Municipais de Gestão Compartilhada estaria em risco, caso haja a privatização. Em Lagoa Vermelha, o Fundo é regulamento pela Lei 6432/2010 com o objetivo de garantir a manutenção, operação e investimentos em esgotamento sanitário na área urbana do Município, com gestão compartilhada entre o Município e a Corsan.

Os recursos do Fundo são provenientes de cinco fontes distintas, dentre elas a destinação de 5% do faturamento mensal dos serviços de fornecimento de água.

Na sequência, o secretário municipal de Administração, Idenir Deggerone, ocupou a tribuna para contextualizar a situação que o Executivo enfrenta quando o assunto é fornecimento de água e de esgotamento sanitário. Deggeroni comentou que a intenção do município é manter o contrato com a Corsan, porém, desde 2017 tem cobrado a Companhia o cumprimento do contrato, o que ainda não se concretizou.

Em relação a tratamento de esgoto, de acordo com o secretário, a estimativa é que apenas 15% a 20% das residências ou edificações lagoenses tenham algum tipo de tratamento de esgoto, sendo esta a grande questão do Município para atender a legislação.

“Uma forma de baixar esse passivo ambiental de distribuição de efluentes não tratados no meio ambiente, seria a implantação do sistema fossa-filtro nas residências, então nós temos esse problema também que é de legislação, cobrança e fiscalização”, comentou o secretário de Administração.

Por fim, o gerente da Corsan em Lagoa Vermelha, José Aldoir, também se manifestou na tribuna sobre o assunto. Aldoir lembrou que o município é privilegiado por possuir o Fundo de Gestão Compartilhada.

Agora, o Projeto de Lei que trata do Plano segue em tramitação na Câmara e, em breve, deve ser apreciado pelo plenário. Para quem tiver interesse em assistir à Audiência Pública na íntegra, ela está disponível no canal TV Câmara de Lagoa Vermelha no Youtube, bem como na página da Câmara no Facebook. Da mesma forma, o Plano Municipal de Saneamento Básico está disponível no site do Legislativo, no menu Atividades Legislativas, Projetos de Lei.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais