Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

''É uma oportunidade de mostrar nossa carne, nosso trabalho e nossa cultura'', destaca presidente da Assovinos

Baixar Áudio por Diones Pimentel

A 18ª Feira de Ovinos de Capão Bonito do Sul promete ser um dos grandes eventos do ano no município

Thiago Lima
Foto: Rudimar Galvan/ Tua Rádio

A 18ª Feira de Ovinos de Capão Bonito do Sul promete ser um dos grandes eventos do ano no município, reunindo criadores, expositores e visitantes de toda a região. De acordo com o presidente da Assovinos, Thiago Lima, a feira é um marco na valorização da ovinocultura local e do tradicional churrasco de cordeiro, que se tornou um verdadeiro símbolo cultural. “Assim como Lagoa Vermelha tem a tradição do churrasco bovino, nós temos a tradição do churrasco ovino. É um evento que ganhou uma proporção muito bonita e representa o reconhecimento da região”, destacou Thiago.

A programação inicia no sábado, dia 15, com o recebimento e avaliação dos animais para exposição e leilão, além de um churrasco de confraternização e show com o grupo nativista Projeto Tá Olhando. No domingo, 16, ocorre a abertura oficial, junto à inauguração do asfalto de acesso ao Parque João Bolsonello, com presença do governador do Estado, do vice e de secretários. A manhã também contará com a tradicional apresentação de cães Border Collie conduzindo ovelhas, atração que, segundo Thiago, este ano acontecerá dentro dos pavilhões da feira.

O evento movimenta significativamente o turismo e a economia de Capão Bonito do Sul, recebendo visitantes de diversas cidades gaúchas. “Cerca de 50% do público vem de fora. É uma oportunidade de mostrar nossa carne, nosso trabalho e nossa cultura. Queremos fortalecer ainda mais esse público, talvez ampliando o evento para dois dias no futuro”, comentou o presidente. O churrasco, com capacidade para cerca de 600 pessoas, deve consumir aproximadamente 50 cordeiros abatidos especialmente para a ocasião.
Thiago também destacou a importância da feira para o fortalecimento da ovinocultura regional.

Segundo ele, apesar da redução do número de produtores nos últimos anos, o setor começa a reagir com a valorização do preço do cordeiro. “A associação tem um papel essencial de unir produtores e compradores, articular vendas e buscar melhores condições de compra de insumos. A feira mostra a evolução da nossa produção e valoriza o que é feito aqui”, afirmou. Thiago encerrou convidando o público regional a participar da celebração: “Quem quiser degustar um bom churrasco de cordeiro, entre em contato e garanta seu ingresso. Será um prazer receber todos em Capão Bonito do Sul.”

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais