Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Live aborda os projetos de ensino da ACMB & CAPS

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 03-09, às 19h30min, pelo Facebook da ACMB – Associação Cultural Mônica Bonotto, a ACMB promove uma live para divulgar e pedir apoio da comunidade para os projetos de ensino que tem desenvolvido com integrantes do CAPS – Centro de Apoio Piscosocial de LV.

No momento, de forma totalmente voluntária, a ACMB realiza 4 projetos concomitantes com integrantes do CAPS, dentro do programa “Resgatando Sonhos”.

  1. Preparação ao ENCCEJA: desde março, 2 alunos participaram de aulas semanais online com professores voluntários ajudando-os na preparação de todas as matérias. A prova do ENCCEJA ocorreu no último dia 29 de agosto, quando a aluna Mariane prestou a prova para o Ensino Médio, o outro aluno prestará a prova em data a ser divulgada para o Ensino Fundamental.

Este trabalho, contou com a incrível dedicação semanal dos seguintes professores: Melissa Bonotto, presidente da ACMB, Silvana Rodrigues de Souza, membro fundadora da ACMB, Dione Gollo, voluntária da ACMB, Flávio Antônio Hoffmann, membro fundador da ACMB, Clarissa Balestrin Corrêa, representando o apoio da ACS – Associação das Causas Sociais e a Flávia Favretto, representando o apoio da SMECD.

Todo o trabalho de acompanhamento dos alunos no CAPS, proporcionando o acesso deles ao computador e as revisões das aulas foi feito pela estagiária Camila Toson, personagem fundamental para a realização deste projeto.

  1. Alfabetização: 4 integrantes do CAPS aderiram ao projeto de alfabetização neste mês de agosto. As aulas são ministradas online pela profa. Vera Lúcia Guadagnin, voluntária da ACMB, e os alunos são acompanhados pela voluntária Evenilde, acadêmica de pedagogia. Convida-se estagiários das áreas de educação, psicologia ou serviço social que procurem a ACMB, caso tenham interesse em fazer parte deste projeto.
  2. Projeto escrita de memórias: um integrante do CAPS manifestou interesse em registrar histórias de sua vida, incluindo períodos de internações em hospitais psiquiátricos, perda da atuação profissional, relações com a família, amigos, e etc. A professora Zenilde, voluntária deste projeto específico, trabalha com o estudante aulas de redação com o objetivo de progredir para o registro das memórias. Objetiva-se que este material possa ser utilizado como divulgação da importância da saúde mental e, também, como prevenção do uso de drogas.
  3. Projeto terapia holística: Gabriele de Lima, é terapeuta holística e reside em PF. Sendo membro fundadora da ACMB, se disponibilizou a atender os integrantes do CAPS online para receberem a terapia do Reiki. O Reiki é uma terapia holística que trabalha a energia da pessoa, promove o auto-conhecimento e ajuda desenvolver clareza para lidar com situações enfrentando medos, ansiedade e incertezas, combater o stress, entre outros benefícios.

Melissa Bonotto, presidente da ACMB, acredita que “todos estes projetos são de fundamental importância para auxiliar no desenvolvimento pessoal dos integrantes que participam, promovendo o bem estar e a inclusão social através do empoderamento social causado pela educação, de forma especial, de pessoas que por várias razões, foram marginalizadas em nossa sociedade”. Nas palavras da coordenadora do CAPS, a assistente social Paula Castilhos, “Ter acompanhado a Mariane para fazer as provas do ENCCEJA no domingo e testemunhar a alegria e a satisfação dela por ter chego até este momento, foi um imenso incentivo para todos que lutam por políticas públicas de educação para promover a inclusão social”.

            Conhecendo a realidade destes alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, a ACMB preparou a campanha “Inverno Aconchegante e Solidário”, no qual membros da ACMB doaram valores para a compra de malhas e as professoras Ana Rosa Granza e Nina Montano, também parte do projeto “Mãos que Fazem” confeccionaram voluntariamente conjuntos de pijamas e moletons para serem vendidos. A venda destes produtos será totalmente revertida para as necessidades destes alunos dos projetos, os quais necessitam de ajuda incluindo cestas básicas, receitas de remédios, produtos de higiene e outros gastos. Durante a live, promoções destes produtos serão anunciadas. Além da venda, a comunidade será convidada a fazer a doação de peças para quem mais precisa.

            A programação da live do projeto “Resgatando Sonhos” da ACMB e CAPS conta a presença de integrantes dos diferentes projetos, e contará ainda com surpresas culturais como a contação de histórias, incluindo mensagens de solidariedade e empatia. Todos convidados: sexta-feira, 03-09, às 19h30min no Facebook da ACMB (@AC_MonicaBonotto). Mais informações pelo e-mail [email protected].

      Conheça o CAPS:

O Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) de Lagoa Vermelha é uma unidade pública que oferece atendimento à população, trata-se de um serviço especializado para o tratamento de transtorno mental crônico, grave ou severo e, ainda, de pacientes com histórico de uso abusivo de substâncias psicoativas. Esse centro oferece um atendimento interdisciplinar, com profissionais de diferentes áreas, como assistente social, psicólogo, psiquiatra, enfermeira, entre outros técnicos, visando prestar um atendimento psicossocial para os usuários. O CAPS, é um local para que o paciente se sinta seguro e acolhido, onde são motivados e tem suas habilidades potencializadas e, muitas vezes, descobertas. O CAPS visa a promoção da dignidade, integridade da cidadania de seus usuários, além da saúde mental, relacionamentos familiares, intra e interpessoais de tais. Ainda, prioriza a reinserção dos pacientes à sociedade, visto o grande estigma e discriminação contra indivíduos com alguma psicopatologia.

Conheça a ACMB:

A ACMB – Associação Cultural Mônica Bonotto- é uma associação comunitária sem fins lucrativos toda movida por força voluntária. Tem como objetivo promover atividades educacionais e culturais extracurriculares que promovam a valorização à vida, o incentivo à leitura e formação de cidadãos autônomos. Através da organização de caravanas, promove atividades como contação de histórias, teatro, música e outras expressões culturais às crianças em situação social desprivilegiada, bem como treinamentos para professores e pais. A ACMB não possui financiamento e atua na comunidade de Lagoa Vermelha há 12 anos. Em sua proposta, resgata e preserva o legado imortal da jovem Mônica Bonotto de solidariedade, fraternidade e respeito ao ser humano.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais