Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Vídeo de Ranyeri Bozza levanta debate sobre modelo de avaliação nas escolas de Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Conforme ele, há orientação informal de que alunos sejam aprovados mesmo com notas baixas

Em vídeo postado em sua conta no Instagram, o vereador e professor Ranyeri Bozza, do PDT, levantou questões sobre o processo de avaliação escolar em Lagoa Vermelha. O conteúdo do vídeo gerou reações diversas, levando a um debate mais amplo sobre a orientação da Secretaria Municipal de Educação de aprovar todos os alunos, mesmo com notas baixas.

No vídeo, Bozza brinca sobre a possibilidade de arredondar notas de alunos de 2.5 para 8, ou enfrentar desavenças com a Secretaria de Educação, que teria, segundo ele, dado orientações para aprovar todos os alunos neste ano.

Em entrevista, Bozza esclareceu que o vídeo era uma sátira, não se referindo a casos específicos, mas sim refletindo uma realidade mais ampla. Ele destacou que não existe um documento expresso da Secretaria de Educação determinando aprovação automática, mas há orientações e conversas informais nas escolas ao longo do ano.

Questionado sobre o impacto dessa orientação, Bozza destacou que elas interferem nos índices de qualidade da educação e podem influenciar negativamente o município em rankings estaduais. Bozza ressaltou preocupações sobre os impactos sociais a longo prazo, incluindo a qualificação técnica de futuros profissionais e a possibilidade de menos recursos para a cidade devido a uma possível queda nos índices educacionais.

Sobre a cultura de reprovação entre os alunos, Bozza apontou para a perda de controle dos professores dentro das salas de aula, onde a avaliação não é mais vista como um meio de medir o aprendizado, mas sim como um instrumento desprovido de significado.

Veja o que disse a secretária de Educação, Aline Teles da Silva

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais