Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Lagoa Vermelha está entre os 21 municípios que receberão mentoria de gestão educacional

por Rudimar Galvan

Foram convidados municípios gaúchos que possuem maior potencial de avanços no aprendizado para o maior número de alunos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu, nesta terça-feira (11), o lançamento do projeto Educa Mais RS. O evento aconteceu no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público, em Porto Alegre, e contou com a presença de renomados especialistas na área. Eles compartilharam seus conhecimentos e experiências para contribuir com o programa. Já no dia 12, inicia o programa de mentoria que busca impulsionar os indicadores de ensino nas escolas.

Com base em análises, o TCE-RS convidou municípios gaúchos que possuem maior potencial de avanços no aprendizado para o maior número de alunos. Por meio do programa Educa Mais, eles receberão mentoria de gestão educacional durante seis meses, com a participação de renomados especialistas e técnicos do Tribunal, permitindo discutir práticas e alternativas de soluções baseadas em evidências, além de ser uma oportunidade de compartilhar suas boas experiências com os demais participantes.

Participaram do ato, o Prefeito Gustavo José Bonotto, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli, a Diretora Geral de Gestão, Flavia Favreto e a Assessora Pedagógica, Karine Moreira Vagner.

A primeira palestrante foi Raquel Teixeira, Secretária de Educação do Rio Grande do Sul. Entre as perspectivas abordadas, destacou o sistema educacional do Estado, com uma perspectiva fundamentada sobre a importância do projeto e suas possíveis contribuições para a melhoria da educação gaúcha.

Um dos destaques do evento foi Cláudia Costin, que trouxe sua vasta experiência compartilhando ideias sobre como promover a excelência educacional e alcançar resultados significativos. Fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV-CEIPE), Cláudia também é professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard. Além disso, a especialista exerceu recentemente o cargo de Diretora Global de Educação do Banco Mundial.

A ex-secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães Castro, abordou questões fundamentais relacionadas à gestão, fornecendo uma visão aprofundada sobre as melhores práticas e os desafios enfrentados no setor.

Katia Smole, diretora do Mathema, instituto especializado em soluções inovadoras para o ensino de Matemática, compartilhou suas percepções e experiências sobre como promover a aprendizagem nessa área-chave.

O diretor executivo do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, Ernesto Martins Faria, também marcou presença no evento. O Iede é uma organização reconhecida por promover pesquisas e desenvolver soluções baseadas em evidências para aprimorar a educação no Brasil. 

Encerrando o evento, Mariza Abreu, consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM), trouxe os desafios e oportunidades enfrentados pelos municípios brasileiros na área.

Além de Lagoa Vermelha, também receberão a mentoria educacional do Educa Mais RS os municípios de Alvorada, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Eldorado do Sul, Frederico Westphalen, Guaíba, Montenegro, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, São Francisco de Paula, Soledade, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria e Viamão.

*Com informações do TCE-RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais