Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Educação Financeira é tema de ações nas escolas municipais de Capão Bonito do Sul

por Rudimar Galvan

Através de uma parceria, a Agência Sicredi do município realizou ação na EMEF Firmino Frizzo

E, se a partir de hoje você deixasse de receber seus rendimentos, por quanto tempo conseguiria manter o seu atual padrão de vida? Já parou para pensar nisso? Quando o assunto é Educação Financeira, essa é uma das primeiras reflexões a se fazer. Contudo, a questão não é o quanto se ganha, mas sim como é gasto o que se ganha.

Se a criança desde cedo tem o costume de gastar toda a mesada ou o dinheiro que ganha e não poupar nada, por menor que seja o valor, provavelmente será um adulto que gastará tudo que chegar em suas mãos, simplesmente por um hábito adquirido desde a infância. 

Tem um ditado que diz: “quem não guarda um tostão, nunca terá um milhão”, ou seja, não existe um valor limite para ser poupado, o importante é desenvolver o hábito de poupar e guardar. Pensando nisso, a EMEF Firmino Frizzo, em parceria com a Agência Sicredi de Capão Bonito do Sul, desenvolve ações dentro e fora da sala de aula desde os anos iniciais, contribuindo, assim, com a Educação Financeira dos educandos.

A 10ª Semana Nacional de Educação Financeira – ENEF, que aconteceu entre os dias 15 e 21 de maio, foi celebrada na escola com os colaboradores do Sicredi Ibiraiaras RS/MG, da agência do município, Licia Fortuna e Nathan Fabiane, os quais estiveram no educandário desenvolvendo o projeto Cooperação na Ponta do Lápis. Licia e Nathan orientaram os alunos sobre a forma correta de lidar com o dinheiro e ensinando-os a poupar para realizar sonhos.

A Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul desenvolve projeto sobre Educação Fiscal e Financeira em todas as escolas do município. A equipe pedagógica e de projetos, juntamente com os professores e direção das escolas, entende a importância de trabalhar o tema desde cedo com os alunos tendo como foco principal, formar cidadãos capazes de compreenderem a função social dos tributos, além de fazer com que os estudantes entendam a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e que eles estejam motivados para o exercício da cidadania plena.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais