Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Capão Bonito do Sul se prepara para explorar título de Capital Gaúcha do Churrasco de Cordeiro Mamão

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Município aguarda sanção presidencial com reconhecimento nacional

Vice-prefeita Marizete Rauta e presidente da Assovinos, Thiago Lima

No último dia 10 de janeiro, uma lei sancionada pelo governador Eduardo Leite colocou Capão Bonito do Sul em evidência, conferindo-lhe o título de "Capital Estadual do Churrasco de Cordeiro Mamão". Esta distinção não só reconhece a tradição do município na criação de ovinos, mas também abre novas oportunidades para o seu desenvolvimento econômico e turístico.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, a vice-prefeita Marizete Rauta e o presidente da Assovinos, Thiago Lima, discutiram os detalhes dessa conquista e as estratégias para explorar plenamente o título.

Marizete destacou a importância histórica da agropecuária para Capão Bonito do Sul, especialmente a ovicultura, que ganhou destaque em 2005 com a criação da Associação dos Criadores de Ovinos. Desde então, a feira anual e o tradicional churrasco de cordeiro mamão têm sido marcos na promoção da cultura local.

A obtenção do título de capital estadual exigiu esforços políticos coordenados, envolvendo deputados estaduais e federais, como a Delegada Nadine e Carlos Búrigo, para garantir a aprovação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Agora, o município aguarda a homologação presidencial para o reconhecimento nacional.

Thiago enfatizou as características únicas do cordeiro mamão, abatido entre 0 e 6 meses de idade, e o cuidado especial na preparação do churrasco. Essa tradição sazonal, combinada com a qualidade da carne, atrai visitantes e apreciadores não só da região, mas também de outros estados.

Quanto às estratégias futuras, Marizete e Thiago concordaram que a promoção do cordeiro mamão como produto regional de excelência é essencial para impulsionar a economia local. Planos para o desenvolvimento de agroindústrias, hotéis fazenda e rotas turísticas estão em andamento, visando atrair visitantes interessados em conhecer e degustar essa iguaria.

Além disso, a parceria com municípios vizinhos, como Lagoa Vermelha, a Capital Nacional do Churrasco, promete trocas valiosas de experiências e colaborações para fortalecer ainda mais a região como um destino turístico de destaque.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais