Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Sessão Solene da Semana Farroupilha é marcada por homenagens à tradicionalistas e entidades lagoenses

por Ricardo Silva

Solenidade ocorreu na sede do CTG Alexandre Pato

Foto: Divulgação/Vanusa Lopes/Imprensa Câmara

A Semana Farroupilha começou em todo o Rio Grande do Sul, e para fazer parte das festividades, a Câmara e Vereadores realizou, na noite da quarta-feira ,13/09, no CTG Alexandre Pato, uma Sessão Solene em comemoração a Semana Farroupilha e em homenagem a tradicionalista Nóra Vieira da Silva, em reconhecimento a sua contribuição ao tradicionalismo lagoense.

Na oportunidade, também foram homenageados entidades e tradicionalistas lagoenses envolvidos com a comissão Organizadora da Semana Farroupilha e chuleadores que fizeram história no Município e região.

Entre as entidades condecoradas no evento, que reuniu tradicionalistas e apaixonados pela cultura gaúcha, estiveram o CTG Alexandre Pato, que no mês de setembro comemorou 70 anos de história; Grupo de Arte Nativa Lagoa Vermelha – GAN, que completou 40 anos de história em maio, além de outras entidades que fazem parte da história da cultura gaúcha no Município. As homenagens foram entregues ao representante de cada entidade presentes no evento.

Como personalidades homenageadas, estiveram a tradicionalista Nóra Vieira da Silva, também homenageada pelo Município, pela sua história e contribuição com o tradicionalismo, participando ativamente em atividades como o Café Campeiro e Rodeio Crioulo Nacional e Internacional de Lagoa Vermelha em várias edições, e a tradicionalista homenageada pelo 8ª Região Tradicionalista este ano, Ana Catarina Lenzi Pacheco, que fez história no tradicionalismo lagoense por sua atuação com danças tradicionais, atuando como jurada em diversos concursos pelo Estado, e pioneira nos anos 90 na avaliação  do desempenho artístico masculino, sendo a primeira e possivelmente, a única mulher a avaliar coreografias artísticas, que envolvem o sapateio nos festivais do Rio Grande do Sul.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, também recebeu o reconhecimento da Câmara de Vereadores pelo seu trabalho na coordenação da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha.

Sendo o Município de Lagoa Vermelha a Capital Gaúcha da Chula, devido a vários chuleadores lagoenses que fizeram história, sendo reconhecidos em todo o Estado pelo destaque no sapateio, a noite contou com uma homenagem especial aos precursores da dança no Município, sendo eles, Adeodato dos Reis, Alceu Teles, Joaquim Domingues e Claudio Santos. Também receberam homenagem os demais sapateadores que recebem destaque e levam o no de Lagoa Vermelha por todo o país.

A solenidade encerrou com uma apresentação de um dos chuleadores homenageados, Leandro Lotticci, seguindo com a realização do Café Campeiro.

*Imprensa Câmara

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais