Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Lagoa Vermelha participará da 6ª Conferência Estadual de Cultura

por Rudimar Galvan

Evento acontece nos dias 25 e 26 de janeiro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

O município de Lagoa Vermelha participará da 6ª Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, no Teatro do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e reúne dirigentes de cultura, gestores municipais e conselheiros estaduais de cultura, além da comunidade artística em geral.

O objetivo da Conferência, que este ano terá como tema “Democracia e Direito à Cultura”, é estabelecer as diretrizes da Política Estadual de Cultura – conjunto de programas, projetos e ações que promovem o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul nas dimensões cidadã, econômica e estética. Para isso, o evento vai analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. 

Durante o encontro, que acontece das 08h às 19h em ambos os dias, também serão eleitos delegados(as) para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em Brasília/DF, de 04 a 08 de março.

 

Etapas 

Para garantir o debate e a representatividade dos segmentos artísticos e culturais do Rio Grande do Sul na Conferência Estadual, durante os meses de novembro e dezembro de 2023 aconteceram os Encontros Setoriais de Cultura do RS. Foram 13 reuniões em diferentes municípios gaúchos, divididas por colegiados: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Diversidade Linguística; Memória e Patrimônio; Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Museus; Música; Teatro; e Política Estadual de Cultura Viva (política transversal). 

As reuniões definiram cinco prioridades setoriais – incluindo aquelas que constam dos respectivos Planos Setoriais de Cultura –, elencaram cinco prioridades na Política Estadual de Cultura Viva e elegeram delegados para os Encontros Setoriais na etapa nacional. Além disso, antecederam a Conferência Estadual as Conferências Municipais ou Intermunicipais, as Conferências Livres e as Conferências Temáticas/Setoriais.

A Conferência Estadual de Cultura é a instância máxima para o estabelecimento das diretrizes da Política Estadual de Cultura. A Política Estadual de Cultura é o conjunto de programas, projetos e ações, que promovem o desenvolvimento cultural do Estado nas dimensões cidadã, econômica e estética.

 

4ª Conferência Nacional de Cultura

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) foi convocada pela Ministra de Estado da Cultura e Presidenta do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC, e será realizada de 04 a 08 de março de 2024, em Brasília/DF, na modalidade presencial, antecedida por Conferências Municipais ou Intermunicipais, Conferências Estaduais e do Distrito Federal, Conferências Livres e Conferências Temáticas, com início no primeiro semestre de 2023.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais