Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Psicóloga destaca importância do diálogo no combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Adultos podem contribuir denunciando possíveis casos de violência ao Conselho Tutelar ou Disque 100

Foto: Reprodução/Canva

Em uma entrevista à Tua Rádio Cacique, na manhã desta segunda-feira, 19/02, a psicóloga e pesquisadora Stéfani Schimitt discutiu os desafios e as medidas preventivas relacionadas a um tema sensível: a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A violência sexual é uma questão preocupante, com números alarmantes que muitas vezes são subnotificados. Stéfani enfatizou que a maioria dos casos ocorre dentro do ambiente familiar, e os agressores geralmente são pessoas próximas, desmistificando a crença de que são estranhos.

Os impactos psicológicos na vida das vítimas são profundos, incluindo baixa autoestima e mudanças de comportamento. O suporte da rede de apoio, incluindo família, escola e vizinhos, é crucial para mitigar esses efeitos.

No entanto, a prevenção desempenha um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes contra a violência sexual. Stéfani enfatizou a importância da comunicação aberta entre pais e filhos, educação sexual adequada e a construção de uma relação de confiança.

Além disso, ela destacou a necessidade de os adultos estarem atentos aos sinais de abuso e denunciarem qualquer suspeita às autoridades competentes, como o Conselho Tutelar ou o Disque 100.

A prevenção e o apoio às vítimas são fundamentais para combater a violência sexual e criar um ambiente seguro e saudável para todas as crianças e adolescentes. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais