Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Recenseadores enfrentam desafios para concluir entrevistas do Censo na região

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Segundo Coordenadora do IBGE Lagoa Vermelha, alguns profissionais foram vítimas de agressões verbais

Coordenadora do IBGE em Lagoa Vermelha, Claudia Piola
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

Dois meses após o início das entrevistas para o Censo 2022, recenseadores ainda enfrentam desafios para realizar o trabalho na região de Lagoa Vermelha. Conforme a coordenadora do IBGE no município, Claudia Piola, entrevistadores foram vítimas de agressões verbais e encontram dificuldade para concluir o serviço diante da recusa por parte de alguns moradores, que não querem receber os profissionais do Censo.

O cenário fez com que parte dos agentes desistisse do trabalho e, atualmente, o número de profissionais atuando no Censo é inferior ao desejado. “Tem locais que eu tenho 50% da equipe a campo [...] em Capão Bonito do Sul, a gente não conseguiu nenhum recenseador do município, então a gente acabou trazendo recenseadores de fora”, explica Piola.

Ela lamenta que o IBGE também seja alvo de Fake News. Conforme a gestora, são difundidas informações falsas a respeito do Censo. Algumas dessas mentiras sugerem que os recenseadores irão roubar dados de eleitores para votar em seus lugares.

Para aqueles que têm receio de receber o entrevistador em casa, ou não encontram tempo para tal, há a possibilidade de responder ao questionário por meio do telefone ou internet. Para isso, o entrevistado deve solicitar ao recenseador o e-ticket, que permite a participação à distância. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais