Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Moradores de Lagoa Vermelha terão que deixar suas casas devido a domínio do DNIT

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Por se tratar de uma área pública e federal, pertencente ao DNIT, em algum momento, os moradores terão que deixar suas residências

Dona Terezinha, moradora do bairro Nossa Senhora Consoladora, e vereador Ariovaldo (PDT)
Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique

Em uma recente reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Passo Fundo, os moradores dos bairros Rodrigues, Nossa Senhora Consoladora, e áreas próximas ao estádio Adão Castellano, em Lagoa Vermelha, obtiveram algumas respostas, mas também enfrentam incertezas em relação ao futuro de suas moradias. Ao final do ano passado, o DNIT moveu uma ação de despejo, alegando que a área em questão é de domínio federal. 

Envolvido no episódio, o vereador Ariovaldo Carlos da Silva (PDT), compartilhou algumas conclusões da reunião, em entrevista a Tua Rádio Cacique. Por se tratar de uma área pública e federal, pertencente ao DNIT, em algum momento, os moradores terão que deixar suas residências. Contudo, o vereador esclareceu que não haverá uma abordagem abrupta, refutando rumores de demolição imediata. Segundo o vereador, aproximadamente 30 famílias estão sendo afetadas por essa questão. Uma dessas moradoras, é dona Terezinha, que reside no bairro Nossa Senhora Consoladora desde 1979, e relatou o sentimento de apreensão pela incômoda situação. 

O processo atual encontra-se em uma fase administrativa, cabendo espaço para negociações e diálogo. A necessidade de enquadrar essas famílias em programas habitacionais foi destacada pelo vereador como uma medida essencial. A reunião também evidenciou a importância de buscar apoio do governo federal para disponibilizar uma realocação digna em colaboração com a prefeitura. O vereador afirmou que será marcada uma audiência pública via Câmara de Vereadores, reunindo representantes da prefeitura, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e DNIT. 

Conforme Silva, a prefeitura demonstra uma preocupação interna com a situação. Atualmente, o clima é de relativa tranquilidade, com a certeza de que os moradores não serão despejados de maneira súbita. 

O vereador falou que o historicamente o DNIT mantém uma péssima relação com Lagoa Vermelha. "Em qualquer outra cidade os trevos são iluminados, a grama é cortada. Em Lagoa Vermelha 'é um parto' para conseguir um corte de grama por parte do DNIT. Nós não temos iluminações nos nossos trevos. Ali, no trevo do “UCA”, vários moradores me pediram uma lombada eletrônica. Não se tem essa concessão". 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais