Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Associado da Coasa vence o Prêmio Referência Leiteira RS na categoria que avaliou a qualidade do leite

por Rudimar Galvan

Distinção foi entregue nesta quarta-feira, 31/08, durante a programação da 45ª Expointer, no Parque Assis Brasil em Esteio

Premiação foi entregue na Expointer.
Foto: Divulgação/COASA

O associado da Coasa e produtor de leite Gabriel Lorenzon, proprietário da Estância das Pedras, localizada na Comunidade do Faxinal, em Água Santa, é um dos destaques do Prêmio Referência Leiteira RS, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul – Sindilat, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e com a Emater. A premiação, que foi entregue durante a programação oficial da Expointer, tem a finalidade de valorizar e reconhecer os produtores de leite que contribuem decisivamente para que chegue à mesa do consumidor um alimento de excelência.

Participaram do concurso dezenas de produtores que comercializam o leite para laticínios do Rio Grande do Sul, em quatro categorias: Propriedades Referência em Produtividade da Terra - definida pela produção anual de leite por hectare; Propriedades Referência em Qualidade do Leite - definida a partir dos resultados das análises realizadas nas amostras mensais; Propriedades Referência em Produtividade da Mão de Obra - definida pela produção anual de leite em relação à mão de obra utilizada e Propriedade Referência na Produção Leiteira do Rio Grande do Sul - considerando os resultados obtidos pelas propriedades nas três categorias citadas anteriormente.

Gabriel Lorenzon obteve a primeira colocação na categoria Propriedades Referência em Qualidade do Leite. De acordo com Liliane Zanatta, profissional do Departamento de Produção Animal da Coasa, a conquista do prêmio deve-se ao fato de o produtor ter conhecimento total de sua produção, desde rentabilidade por litro de leite e por hectare envolvido na atividade. Ou seja, sabe seu custo de produção e seus índices zootécnicos. Lorenzon é um dos participantes do sistema de gerenciamento de propriedades leiteiras, com a assistência técnica gerencial, nutricional e reprodutiva através da Coasa.

Liliane lembra que foi  há cerca de cinco anos que a família decidiu ampliar sua atuação na produção de leite. Foram adquiridos novos equipamentos e foi feita uma série de investimentos para adequar a propriedade aos objetivos da família no segmento. Foi também nesta época que eles buscaram o assessoramento da Coasa. “É uma família que está sempre se desafiando”, conta Liliane. Para Gabriel Lorenzon, a certificação significa a coroação do trabalho que é realizado na Estância das Pedras. “Ganhar esse prêmio nos anima a continuar o trabalho de produzir cada vez mais e com mais qualidade. Ser referência no Rio Grande do Sul dignifica o nosso trabalho”, disse ele.  Além do certificado, Gabriel recebeu um notebook.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais