Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pesquisador da Embrapa fala sobre o trigo e a influência do clima frio

Baixar Áudio por Ricardo Silva
Foto: Gilberto Cunha é pesquisador da Embrapa Trigo desde 1989

Na abertura da 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, no dia 27/07, será apresentada a proposta para a atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Entre as mudanças, estão o maior detalhamento no cultivo de trigo tropical, avaliação de risco de frustrações pelo excesso de chuva no final de ciclo, além da inserção de diferentes tipos de solo e ciclo de cultivares na base de dados.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é um instrumento de política agrícola do Governo Federal que garante suporte às políticas de crédito e seguro rural no Brasil. O estudo, coordenado pela Embrapa com apoio de diversas instituições públicas e privadas, é baseado em séries históricas de clima, modelagem de cultivos e simulação de riscos. O Zarc conta com dados coletados em cerca de quatro mil estações meteorológicas espalhadas pelo País. Por meio de quatro variáveis - município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta - o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas – até 20%, 30% e 40%.

O Zarc é atualizado todos os anos para acompanhar as melhorias do sistema de simulação de riscos, a ampliação da base de dados, o surgimento de novas áreas e tecnologias de produção, além da necessidade de adesão com as políticas públicas para o setor que são anuais. Neste momento, está sendo realizada a atualização para a safra de trigo 2021/2022, com o refinamento da parametrização do ciclo das cultivares e da inclusão de diferentes tipos de solos. Também deverão serão avaliados no Zarc as possibilidades da extensão de cultivo do trigo em áreas tropicais e o uso de novos indicadores para excesso de umidade no final do ciclo da cultura.

Nesta sexta-feira, 30 de julho, o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, concedeu entrevista à Tua Rádio Cacique, falou sobre o evento e a influência do clima frio sobre a cultura. Ouça.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais