Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Após pressão da Frente da Agropecuária Gaúcha, Ibama anuncia retomada de autorizações para controle do javali

por Luiz Calderan

Autorizações estavam suspensas desde o mês de agosto

Atualmente a caça não está proibida, mas restrições impediam que houvesse renovações ou novas licenças para o abate da espécie invasora
Foto: ASCOM Elton Weber

Após pressão da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e entidades representativas, como a Fetag-RS, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou a retomada a partir desta quarta-feira (27) da emissão do documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora para fins de autorização de caça do javali no país. Presidente da Frente, em 5 de dezembro o deputado estadual Elton Weber notificou através de ofício o presidente do Ibama Rodrigo Agostinho sobre o problema e marcou uma audiência para o próximo dia 9, às 14h, em Brasília. Em recente entrevista para a Tua Rádio Cacique, o deputado cobrou vigorosamente o Ibama. 

Novas licenças estão suspensas desde agosto, segundo o governo federal para a reestruturação do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), modificado pelo Decreto Federal nº 11.615, de 21 de julho. O decreto, que restringe a liberação de armas, estabelece o Exército como responsável pela autorização de porte e caça em substituição à Polícia Federal.  

Segundo Weber, por enquanto está mantida a agenda da comitiva gaúcha em Brasília já que será preciso verificar se o Sistema de Informação de Fauna (Simaf) realmente voltará a funcionar, atendendo as necessidades dos agricultores.  “É uma excelente notícia após meses de pressão para que o governo federal retomasse o processo. O javali causa prejuízos enormes no meio rural. Agora temos que acompanhar o sistema nos próximos dias, ver se de fato estará operando”.     

Recentemente, Weber e o deputado Paparico Bacchi (PL) estiveram reunidos com o General de Divisão Marcus Vinícius Fontoura de Melo, Comandante da 3ª Região Militar, em Porto Alegre, quando o general afirmou que o Exército está preparado para desempenhar sua função.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais