Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Restrições na caça do javali ameaçam controle da espécie invasora, cobra deputado estadual

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Atualmente a caça não está proibida, mas restrições impedem que haja renovações ou novas licenças para o abate

Foto: Sema/Divulgação

Renovações e novas autorizações para a caça do javali (Sus scrofa), espécie invasora, estão travadas desde o mês de julho deste ano, por um decreto do governo Federal. O Deputado Estadual Elton Weber (PSB), é um dos líderes do assunto, que cobra do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) uma resposta para que se possa realizar o controle dos animais dentro da legalidade.   

Segundo Weber, a espécie se tornou uma praga e deve ser controlada, principalmente por atrapalhar as atividades da agricultura e ameaçar a fauna e a flora natural dos biomas. Os javalis foram introduzidos no Brasil no século passado com o objetivo de serem utilizados em caças esportivas e criação em cativeiro. No entanto, alguns animais escaparam ou foram liberados propositalmente, o que resultou na proliferação descontrolada da espécie em diversas regiões.

Atualmente a caça não está proibida, mas restrições impedem que haja renovações ou novas licenças para o abate. Os javalis são animais forrageadores e podem causar danos significativos às plantações, principalmente a culturas como milho, trigo, arroz e soja, além de competirem por recursos alimentares com espécies nativas e serem portadores de diversas doenças, que podem ser transmitidas para outros animais e até mesmo seres humanos.

Weber esclareceu que mantém contato frequente com Brasília, promovendo audiência públicas e conversas com agricultores, e aguarda uma definição para que sejam retomadas as permissões.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais