Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Tarifas e clima trazem novos desafios para agricultura familiar na região, alerta presidente da Coolaf

Baixar Áudio por Daniel Carvalho

Carina ressaltou que, embora o efeito imediato tenha atingido a fruticultura, outras cadeias produtivas, como a do leite, da soja e da carne, também devem sentir reflexos nos próximos meses

Presidente da Coolaf e representante da FETAG, Carina da Silva
Foto: Paulo Silva/ Tua Rádio

A presidente da Coolaf, Carina da Silva, destacou as dificuldades que a agricultura familiar tem enfrentado diante do recente aumento das tarifas no país. Segundo ela, o impacto já é sentido diretamente na produção de frutas, especialmente da laranja, cujo preço despencou de R$ 2,75 para apenas R$ 0,25 o quilo em pouco tempo, afetando principalmente os pequenos produtores.

Carina ressaltou que, embora o efeito imediato tenha atingido a fruticultura, outras cadeias produtivas, como a do leite, da soja e da carne, também devem sentir reflexos nos próximos meses. “Quando um setor produtivo é afetado, todos acabam sendo atingidos em cadeia”, destacou.

A dirigente lembrou ainda que a diversificação da produção é uma das principais alternativas para reduzir os prejuízos. “Se o produtor trabalha apenas com uma cultura, como a laranja, o impacto é devastador. Por isso defendemos que as propriedades mantenham diferentes fontes de renda, como grãos, leite, hortaliças e frutas”, afirmou.

Apesar das dificuldades, Carina encerrou com uma mensagem de perseverança: “O agricultor precisa estar sempre inovando, porque quando não é o clima, é o tarifáço. Mas seguimos firmes, buscando alternativas para manter a agricultura familiar de pé”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais