Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Abertura Oficial da Colheita da Uva é realizada em Bento Gonçalves

por Ricardo Silva

Maior produtor de uvas e vinhos do Brasil, RS tem 539 vinícolas em atividade

Foto: Divulgação/Rodrigo De Marco e José M. Stefanon

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do país. São cerca de 15 mil famílias que produzem uvas, em cerca de 47 mil hectares. Atualmente, há 539 vinícolas em atividade no Estado. Para celebrar a produção da fruticultura, foi promovida a Abertura Oficial da Colheita da Uva, na quinta-feira (18/1), em Bento Gonçalves, na Serra. O evento foi realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela prefeitura do município, e ocorreu junto da abertura do Bento em Vindima 2024.

O titular da Seapi, Giovani Feltes, ressaltou que a força, o trabalho e a fé moldaram uma região que contribui para contar a história do Rio Grande do Sul. “Cada um presente aqui ajudou a construir essa realidade. A resiliência, a efervescência e o trabalho dos produtores na região permitem superar todas as dificuldades”, disse. “Precisamos aplaudir quem labuta na atividade primária, principalmente com a uva, pela produção dos melhores vinhos, espumantes e sucos.”

A expectativa de produção para a safra 23/24, segundo dados da Seapi e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), é alcançar cerca de 719 mil toneladas de uva.

“A colheita da uva é um momento especial para as pessoas que trabalham o ano inteiro e agora colhem os frutos. Temos uma identidade na região graças a nossos produtores, que tanto trabalham. Além disso, há um potencial de turismo maravilhoso e que está crescendo cada vez mais, ligado ao vinho e à uva”, afirmou o prefeito em exercício de Bento Gonçalves, Amarildo Locatteli.

O evento foi realizado na Vinícola Cainelli. O representante do empreendimento de Bento Gonçalves, Roberto Cainelli Junior, celebrou a ocasião. “É momento de estender todo o trabalho esforçado da vitivinicultura pelos próximos meses em prol do nosso vinho, reconhecido mundo afora”, disse.

Texto: Ascom Seapi

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais